logo

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O que você mais deseja?

Por Carol Balan

Outro dia estava pensando sobre isso, qual é a coisa que eu mais quero. Essa é uma pergunta muito difícil, porque é uma opção só. O gênio, oferece três pedidos a quem esfrega a lâmpada, já deixa todos em dúvida e são três opções! Pensar em uma só se torna quase uma odisseia!

Por isso, comecei a divagar, pensando em qual seria a coisa mais importante que eu poderia desejar. O que primeiro veio à minha mente foi ver os filhos crescerem. Apesar de ser algo meio que depressivo (ninguém quer ver o tempo passar!), não vejo felicidade maior do que ver que os filhos cresceram e se tornaram pessoas de bom caráter e felizes! Estou longe disso ainda, mas imagino que deve ser uma felicidade muito grande. Ainda assim, não é o que o mais desejo, apesar de ser algo que luto diariamente para conquistar.
Passei a pensar em coisas mais materiais: uma casa. A casa ideal para mim precisa ser espaçosa, clara, um jardim bonito. Um lugar onde caibam meus sonhos, onde minha família seja muito feliz. Apesar de ser algo que eu deseje muito, não acho que seja o que mais desejo no mundo.

E fui passando pelos mais variados itens até que percebi que o que é mais importante e que nos leva a conseguir tudo o mais é a sabedoria. A sabedoria é algo que conquistamos (assim como os demais itens!) mas que conquistamos todos os dias, através do convívio com as pessoas, das nossas leituras, lições de vida. Tanto Aristóteles como a senhorinha na fila da padaria podem nos fornecer um pouco mais de sabedoria. Não podemos dizer: “hoje me tornarei mais sábio”, porque a sabedoria vem aos poucos, tanto quando a buscamos, quando nem pensamos que poderemos adquiri-la. É algo que nunca teremos em sua totalidade, mas a cada dia podemos conquistar um pouco mais.

E você, qual é a coisa mais importante que você deseja?

2 comentários:

Patricia Carol disse...

Olá, Xará!!!
Concordo "ipse litere" com o seu maior desejo! À medida em que vamos nos adiantando em anos, essa opção se torna cada vez mais importante! Lembra do desejo do Rei Salomão?
Bjssssssssss,
Pat

Carol Balan disse...

Oi Xará!! =) Não me lembrei do Rei Salomão enquanto escrevia o texto, mas é o exemplo perfeito mesmo!! Obrigada!! Beijos, Carol

Postar um comentário