logo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Mãe de Menina: Vaidade, tudo é vaidade…#sqn


Mãe, tira uma foto minha?

Maria Esther (5) ama posar para fotos. Ela diz que quando crescer, quer ser modelo. Eu acho graça, e, sinceramente, não sei se devo torcer a favor ou contra… pois sei que a vida de modelo tem seus riscos, tais como a obsessão pela magreza que leva a distúrbios alimentares, entre outras… mas há também o outro lado, a independência financeira cedo, a possibilidade de viajar…

Maria Isabel (3) ama usar saias e vestidos, balança os cachos quando anda. Mostra o vestido e anuncia: “Olha, manhê, bistidu! Bebel linda!” – e é claro que eu concordo.

nenecas1
O mais interessante é que elas não têm uma mãe supervaidosa. Sou uma pessoa adepta do básico, neutro, clássico e confortável. Tento manter o mínimo: cabelos pintados, unhas feitas. Mas não sou de fazer escova nem penteados, meu estilo é “wash and go”. Não uso salto por conta de artrose nos joelhos, essa decorrente do sobrepeso. Uso pouca maquiagem, até porque não tenho muita destreza para aplicar. De quem elas herdaram a vaidade? Será algo inato, algo típico de meninas? Nos desenhos, as princesas são lindas, perfeitas, mas dificilmente as vemos ocupadas com cabelo ou maquiagem… é o esquema “acordei assim…”.

Gosto de incentivar isso nelas, mas não demais. Será que sou neurótica? Quero que elas se amem, tenham a auto-estima elevada, mas não a ponto de achar que a beleza física é tudo. Quero que se empenhem também em serem boas pessoas, agradáveis, com valores, com ética. Essa tarefa – transformá-las em mulheres lindas por dentro e por fora -  é, em grande parte, minha. Que medo! Que “responsa”! Tenho que me policiar o tempo todo. Elas observam como ajo, como falo com as pessoas, o que digo e em que momento. Sou o espelho.

nenecas2
“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu?” – Elas sempre querem saber se estão bonitas. A mamãe sempre diz que sim – até porque é verdade.

Maria Esther (5) é sensível e generosa, gosta de ajudar, divide o que tem. Maria Isabel (3), apesar do “gênio”, é educadinha. Diz “dá licença”, “por favor”, “obrigada”. Também é carinhosa e solidária, em especial se alguém se machuca. Minhas princesas. São lindas. Realmente.

Ser mãe de menina não é fácil. Uma geração passa, a outra vem… Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, já dizia o Eclesiastes!

Gostaria de saber, de outras mães de menina, como lidam com a vaidade de suas pequenas! Conta aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário