logo

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ensinando os filhos sobre finanças

Por Carol Balan

Hoje estava lendo um texto do consultor financeiro Gustavo Cerbasi; gosto bastante dos seus textos e livros, e da maneira como ele ensina a lidar com o dinheiro. Nesse artigo ele dá algumas dicas para ensinar os filhos como fazer isso.

Ele afirma que a idade ideal para começar a falar com os filhos sobre dinheiro é por volta dos 3 a 4 anos. Na verdade, nessa idade não iremos ensinar finanças para eles, mas vamos começar a passar a noção de guardar dinheiro. O melhor método para isso é o cofrinho. O engraçado nessa fase é que eles viram verdadeiros caçadores de tesouros: saem procurando moedas pela casa, nas carteiras, para guardar no cofrinho!

Para a mesada ou semanada, ele recomenda que se comece a partir dos 6 ou 7 anos. Aqui em casa o mais velho acaba de completar 7 anos e acredito que esse é o momento ideal para começarmos a dar mesada para ele. Nessa idade eles não ainda não têm ideia do valor real do dinheiro, então acho interessante que comecem a ter seu próprio dinheiro para tentar comprar as coisas e ir percebendo o que cabe naquele valor e o que não cabe.

Outra dica que achei muito importante é cumprir sempre as regras. Ele diz que, muitas vezes, por falta de tempo, de paciência ou só para querer agradar, os pais acabam cedendo e deixando de impor limites. Por isso, é muito importante não gastar além das possibilidades, apenas para agradar os filhos, mas sempre devemos mostrar que, se algo foi combinado, precisa ser cumprido. Permitindo assim que eles comecem a perceber que existem regras para o gasto e que elas precisam ser cumpridas sempre.

Além disso, ele fala que o exemplo dos pais também conta muito. Não adianta tentar ensinar os filhos como cuidar das finanças se nós mesmos não fazemos isso. Controlar os gastos, dar valor para coisas que não tenham valor financeiro, fazer compras conscientes são algumas das maneiras de mostrar aos filhos que o dinheiro tem seu valor, mas que sempre precisamos manter o controle sobre ele.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Oi, xará!

Sabe, uma das coisas que meu filho já adulto me agradece muito, é o fato de ter lhe confiado a MESADA desde bem pequeno(pelos 6 ou 7 aninhos). Disse que além de ensinar a responsabilidade nos gastos, serviu tb. como PROVA DE CONFIANÇA no julgamento dele, do que era ou não útil para empregar sua "fortuna". E o que ele tb. valorizou muito, foi por poder não gastar toda a mesada com ele mesmo, pra poder "caprichar no meu presente de ANIVERSÁRIO"! Lembro que, se fosse um par de brincos, o de uma orelha era ele quem dava, e da outra, era a parte que a irmã dava.
ISSO, CLARO, FOI O QUE MAIS ME ALEGROU!

Incrível como o valor das "pequenas coisas" já é absorvido desde cedo pelas crianças, quando explicado que o que vale é o AMOR na doação, e não o tamanho ou a aparência das coisas que compartilhamos.

Abração, e parabéns pela iniciativa de enviar essas informações tão úteis!
Pat FELIZ

Postar um comentário