logo

sábado, 14 de fevereiro de 2015

A experiência de ter dois netos

Por  Olga Lavor

Quando soube da segunda gravidez da minha filha, surgiu aquela expectativa de como seria quando da chegada do segundo neto. O que nós, avós, sentiríamos, já que amamos tanto o primogênito? Amaríamos o segundo com igual intensidade? Muitos talvez respondessem de pronto, que "é lógico que sim”, mas a lógica não é tão clara. De fato, estamos muito preocupados com os sentimentos e com o bem-estar do primeiro neto, com o impacto da chegada do novo bebê sobre ele, que pouco entende da realidade à sua volta, e com o impacto da falta da mãe, que estará às voltas com o recém-nascido.

Passados alguns dias, porém, tudo vira rotina. Logo você começa a ajudar a filha com o novo membro da família – às vezes ajudando a colocá-lo para dormir, às vezes tentando aliviar algum desconforto; por vezes, até mesmo fica com o bebezinho para que a mãe possa descansar. Nestes breves momentos, o amor vai aflorando, aflorando e, quando vamos ver, já estamos amando e achando o novo netinho a coisa mais fofa do mundo!

Vejo, também, como é importante a ajuda das avós com o filho mais velho, possibilitando que a mãe fique totalmente livre para cuidar desse pequenino que requer muitos cuidados – de modo especial porque o irmão maior vai estar muito curioso com a presença do caçula, e, portanto não podemos vacilar na vigília, a fim de evitar qualquer afago mais bruto.

Como regra de convivência, busco não violar a autoridade dos pais e guardar minhas opiniões quando estas não forem solicitadas, evitando possíveis atritos (principalmente porque, neste período, os hormônios da filha estão ainda alterados. Isso, cumulado com o cansaço extremo e as noites mal dormidas, pode ser uma bomba relógio).

Fico muito feliz em poder dar mais uma vez este apoio para a minha filha. Além de ser uma oportunidade de participar de sua vida e ajudá-la, é também um momento em que testemunhamos a partilha e a renúncia – renúncia, sim!, pois temos de aprender a dividir nosso tempo e abdicar de muitas coisas do cotidiano. O importante, no fim, é todos estarem bem, fazendo a sua parte e compreendendo os limites da intromissão, sempre em respeito à liberdade do outro.

Meus netos são lindos e me alegra muito vê-los crescendo na Graça de Deus!

2 comentários:

Pat Carol disse...

Parabéns pelos lindos e fofos netinhos! Essa é realmente uma época em que as mães(especialmente as de "1ª viagem!) precisam de um forte apoio para a tranquilidade de toda a nova família, além da sua própria saúde.

Que Deus os abençoe MUITO!
Abraço, Pat

Unknown disse...

Obrigada Pat! Deus te abençoe!

Postar um comentário