logo

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Adquirir bons hábitos com ajuda da tecnologia

Por Pedro Paulo Jr.

Adquirir hábitos e ter disciplina exige um constante esforço e atenção que nem sempre conseguimos. Motivação inicial é necessária mas a constância depende de ajudas que, muitas vezes, vem de fora: cobrança do chefe, bronca dos pais, sugestão do cônjuge, etc.

Uma destas fontes externas é o programa gratuito Beeminder (beeminder.com). A ideia é simples, mas bastante eficaz: ele pergunta a você diariamente como foi a meta que você estabeleceu. No Duolingo, por exemplo, do qual falamos semana passada, ele consegue obter esta informação diretamente do programa e faz um gráfico do seu progresso. No entanto, se um gráfico não é suficiente para te motivar, existe uma modalidade em que o Beeminder toma dinheiro seu, uma quantia que você estipula, cada vez que você sai da linha.

Achou estranho? Pode parecer que sim, mas muitas pessoas são sensíveis a pagar uma multa caso infrinjam alguma regra e, apesar de não ser a multa a principal coisa que nos faz respeitar as regras de trânsito, temos que confessar que algumas vezes ela é fundamental.

Há uma série de usos criativos para o Beeminder: acordar no horário, dormir no horário, quantidade de horas estudadas por semana, perder peso, fazer exercício, menos tempo de Facebook, melhorar alguma métrica de produtividade no trabalho, etc. Há algum tempo ouvi de um homem sábio que se a cada ano removêssemos um defeito ou adquiríssemos uma qualidade, em poucos anos seríamos pessoas muito melhores.

O Beeminder é uma excelente sugestão para pequenas mudanças concretas em sua vida, e o fato de talvez pesar no bolso, pode te ajudar a ficar nos eixos.

Pedro Paulo Jr. - Engenheiro pela PUC-Rio e Doutor em Medicina pela USP. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Operações da Netfilter.

Um comentário:

Carol Balan disse...

Excelente sugestão! Não conhecia esse programa, mas gostei bastante do que ele propõe!

Postar um comentário