Aqui em casa sempre fazemos os dois tipos de quibe para agradar a todos os gostos. Ambos ficam deliciosos, rende bastante e dá para servir em mais uma ou duas refeições porque fica muito bom, também quando esquentar.
Quibe de carne
500g de carne moída
250g de trigo para quibe
1 cebola
Hortelã, sal, pimenta síria, azeite
Quibe de abóbora
5 xícaras de purê de abóbora
250g de trigo para quibe
1 cebola
Hortelã, salsa, sal, pimenta síria, azeite, manteiga
Recheio (opcional): queijo meia cura, tomate, orégano, azeite
O modo de preparo é praticamente o mesmo. Hidrato todo o trigo junto e separo na hora de preparar o quibe. Coloco o trigo em uma bacia e encho de água, porque o trigo aumenta bastante de tamanho. Para escorrer, pode usar uma peneira, mas prefiro pano de prato: coloco o pano de prato em um escorredor de macarrão e despejo o trigo, deixo escorrendo e depois vou apertando o pano para tirar bem a água. Separe o trigo em duas porções e reserve.
Enquanto o trigo hidrata, prepare o purê de abóbora: corte a abóbora em cubos grandes e cozinhe em banho-maria ou asse. Não recomendo cozinhar direto na água porque a abóbora fica muito aguada e o quibe fica todo mole depois de pronto.

Em seguida, prepare o tempero: eu gosto de utilizar o processador, coloque a cebola, hortelã, salsa, sal, pimenta síria e azeite e processe até ficar homogêneo. Coloque a abóbora e a carne em vasilhas separadas, acrescente metade do tempero em cada um e o trigo. Mexa bem até misturar tudo.
Montagem

O quibe de abóbora fica mais saboroso se tiver recheio, indiquei o queijo meia cura porque o sabor combina muito com a abóbora. Coloque metade do quibe em uma assadeira, faça uma camada de queijo, uma de tomate, tempere com azeite e orégano e cubra com o restante do quibe.
Coloque pequenos pedaços de manteiga sobre o quibe, cubra com papel alumínio e asse por 20 a 30 minutos. Tire o papel alumínio e asse até dourar. Sirva com limão.
Sugestões de acompanhamento: salada verde, tabule, conserva de berinjela
Nenhum comentário:
Postar um comentário