logo

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desejo de Mãe – ouvir a voz do silêncio

Qual é a mãe que não desejou uns minutos de silêncio, só pra ela? Ouvir o “barulho” do silêncio é algo precioso para aquelas que passam o dia cuidando das crianças e dos afazeres domésticos. Esforçam-se para ficar mais uns minutos acordadas a noite, só para ter esse silêncio, essa ausência de barulhos externos.

No dia a dia, as crianças, o marido, a empregada, os parentes, se moram juntos, até os vendedores nas ruas, quando saímos, tudo isso polui a mente de uma mãe e não deixa tempo para ordenar seus pensamentos e para planejar seus afazeres.

É muito bom ouvir nossos filhos falando o dia inteiro, e a noite ter o marido para conversar, mas ter um tempo para se ouvir, para rezar, para falar com Deus e até para ler um bom livro, se faz necessário para o bem estar da mente e o equilíbrio pessoal.

Quando esse tempo nos falta, começamos a ter sintomas estranhos, como ficar irritadas com as crianças falando em casa, com os longos papos ao telefone da menina e suas amigas; as brigas e discussões dos vizinhos próximos já nos irritam, e chegamos a perder a paciência com os idosos que convivem conosco. E com aquela filha que se acha cantora e repete o mesmo estribilho milhares de vezes.  Queremos paz!

Tenho uma filhote de Labrador que adora roer coisas, as crianças resolveram dar a ela garrafas pet para brincar, e ela fica arrastando pelo quintal e roendo a garrafa, por muito tempo; um barulho constante, e irritante. Já pensei em deportá-la para bem longe daqui, sonho com o silêncio de quando a bichinha vai dormir. Já tenho outros barulhos na casa suficientes para tumultuar minha cabeça.

Ouvir o barulho do silencio se faz necessário para recarregarmos as baterias internas.  Com tudo isso acabamos, nós mães, dormindo cada vez mais tarde, para aproveitar a paz da noite, quando todos dormem. Pra poder ler ou fazer algo só pra nós.

Um bom momento para curtir esse silêncio é também no carro, quando deixamos as crianças na escola e estamos voltando sozinhas, não ligar nem o rádio. Aproveitar o tempo para por os pensamentos em dia. Ter uma hora depois que todos dormem é fundamental pra saúde mental de uma mãe, fazer alguma coisa para si, ver um filme, estudar um pouco, assistir um filme. Isso traz uma melhor qualidade de vida para nós.

 É muito bom o convívio familiar, a casa barulhenta, mas um pouquinho de silêncio também é bom e renova as energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário