logo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A família, a esperança da humanidade

 Demetrio Fernández , bispo de Córdoba - ForumLibertas.com
Nós não somos chamados para viver em paz, como indivíduos isolados. Todos nós somos chamados a viver como uma família. Viver em familiaridade com as Pessoas divinas, e viver em contato permanente com a família humana, a Igreja encontra a sua bela expressão e realização. "A Igreja é como que o sacramento da união dos homens com Deus e os homens se juntar uns aos outros”, constituindo-se como uma única família humana, a família dos filhos de Deus.

A família é a "igreja doméstica”, ou seja, um espaço de vida humana, onde está presente a Igreja fundada por Jesus Cristo. Na família somos amados, cada um de nós é tratado com carinho e deferência. É na família que nascemos e crescemos, no calor dos pais e avós que nos amam, e alguns irmãos e primos que nos ajudaram a crescer. Na família aprendemos a amar. Na família são atendidos especialmente os idosos e os doentes. E quando chega um momento de crise, a família é o principal recurso para se sentir apoiado e ter sucesso. E é na família que se compreende os desígnios de Deus  para os homens.

Neste plano amoroso de Deus , a família é a base da nossa vida e da nossa sociedade .

De acordo com o plano de Deus, a família é composta de união estável entre um homem e uma mulher, que professam amar e amar por toda a vida . União santificada pela bênção de Deus no sacramento do matrimônio, cujo vínculo é fonte permanente de graça e é inquebrável, e indissolúvel. União, que por sua natureza é aberto à vida e muitas vezes levam ao nascimento de novos filhos que completam o amor dos pais e são a coroação dos pais.

Este plano de Deus, o plano da família não foi destruída até mesmo pelo pecado original  e o castigo do dilúvio , com o qual tantas coisas foram arruinados.

No princípio, Deus os fez macho e fêmea e Deus viu que era muito bom, a fim de complementar  a extensão da espécie humana . Deus  confirmou o modelo de família  levando-o  a seu Filho Jesus Cristo.

Jesus Cristo abençoou o casamento em Caná e o casamento santificado elevando-o ao status de sacramento da união de Cristo com a própria Igreja. Jesus cheio de amor, um amor crucificado, mostra ao coração dos casais como devem amar sem medida, para dar nossas vidas totalmente para o outro e ambos para os filhos, para que eles saibam perdoar.

O amor conjugal, vivido por Cristo, não um sentimento que passa, mas o mais radical do coração humano, curados pela ,  nos capacita a amar uns aos outros como Ele nos ama até o fim, para dar a vida . E isso não é um heroísmo cristão, mas a graça de Deus, que é continuamente alimentada para os sacramentos, a Palavra, a vida de cada dia. É um amor que faz com que as dificuldades, por vezes, aumentem mais o amor.

Este amor dos cônjuges deve fluir como água corrente. Se ele estagna , apodrece . O amor conjugal está fluindo em uma abertura constante para a vida com responsabilidade de receber os filhos de Deus , como o melhor presente de casamento. O Magistério da Igreja insiste que o amor conjugal humano deve ser integral, exclusivo e frutífero, porque a pessoa atinge a sua plenitude no dom de si. Qualquer redução dessa doação é uma gota no dom de si mesmo , é uma diminuição da grandeza a que o homem ( macho ou fêmea ) é chamado. Entre os cônjuges , este dom recíproco se exprime mesmo na doação corporal, na linguagem da sexualidade que o próprio Deus colocou no coração do homem .

O prazer que acompanha a relação sexual não pode se tornar valor absoluto da relação entre homem e mulher. Quando tudo o que se busca é o prazer, a satisfação de si mesmo, o outro se torna o objeto, e o amor se torna egoísmo. A sexualidade é, então, a linguagem do egoísmo, do egoísmo mais terrível, porque utiliza o outro para seu próprio benefício. O que Deus tem feito - homem- sexualidade como uma expressão de amor genuíno, o homem ( macho ou fêmea ) pode tornar a linguagem corporal em puro egoísmo , o que leva a apreciar o outro a todo o custo , mesmo à violência física ou psicológica .

A família é a escola do amor , começando com os cônjuges . Deve marca cada dia que amam a liberdade do egoísmo, pela graça do perdão de Deus, para fazer os maridos entregues cada vez com um amor renovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário