logo

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A criança vestindo-se sozinha

Como nós nos vestimos todos os dias, não costumamos pensar no quão isso pode ser difícil e confuso para as crianças.

É simples para  uma criança de dois anos se despir, tirar sapatos, meias, calça curta ou camisolinha. Difícil é tirar roupas complicadas com botões, cintos, laços, mangas compridas e zíper. Já aos três anos passa a lidar bem com botões e zíperes, passa a ser até uma diversão, ficar abrindo e fechando. Uma criança de quatro anos já se veste praticamente sozinha, lidando bem com todas as roupas.

Tudo isso acontece lentamente porque a criança inicialmente tem as mãos lentas e desajeitadas, no princípio elas conseguem fazer apenas movimentos mais amplos, como puxar a blusa pela cabeça,  só mais tarde vai desenvolver o controle mais delicado para se vestir completamente.

Existem livros infantis para exercitar a coordenação motora, para este movimento fino das mãos. Com botões e casas, para abrir e fechar, zíperes, com passa fitas, ou cadarços, tudo em tecido, para facilitar o manuseio.

A criança assim vai aprendendo, brincando, a coordenar as mãos e os olhos, com o botão e a casa. Assim também vão aprendendo a distinguir coisas muito parecidas, como o pé direito e o esquerdo de um sapato, podem também observar a diferença dos buracos das mangas para o buraco da gola.
Para algumas crianças é mais fácil se vestir do que para outras, tudo vai depender da habilidade e do ritmo de desenvolvimento de cada um.

O processo de se vestir depende muito da aquisição de determinadas habilidades. E, na medida do possível, nós mães podemos ver as dificuldades de cada filho e criar oportunidades para treiná-los onde mais precisam.

Brincar de vestir bonecos, ursinhos de pelúcia, abotoar vestidos de boneca, amarrar os sapatos do Mickey, tudo isso fará parte de um aprendizado para obter as habilidades para vestirem a si próprios.

Criar uma caixa com objetos que possam ajudar a desenvolver essas habilidades motoras, com fantasias:  roupas antigas com zíper, sapatos de cadarços, chapéus velhos, bolsas com fecho, óculos sem grau, etc. Colocá-la diante de um bom espelho, onde a criança poderá se ver no processo de vestir “fantasias” para brincar. Assim, além de brincar, aprenderá sobre seu tamanho, formas e o que os outros veem quando olham para ela. Assim vão ganhando desenvoltura e autoconfiança.

2 comentários:

Patricia disse...

Dica para facilitar o abotoamento de camisa da criança quando ela mesma se veste. Ensinar a ela a começar abotoando de baixo para cima, assim tendo uma visão mais ampla para poder enxergar o encaixe na ordem certa. Assim se evita o que frequentemente acontece, até com adultos, de fazer o encaixe do botão na casa errada, e sair pela rua com o visual repuxado.

Falo por experiência própria, pois já saí na rua sem perceber, com a parka desencontrada na frente pela pressa em sair. Foi meu filho que notou e me avisou. E o curioso, é que ele me disse que nunca se engana porque quando ele era pequeno eu ensinei o truque para ele! Conclusão: memória fraca e pressa não ajudam na elegância!






Liana Clara disse...

Olá Patricia, obrigada pelas dicas. Uma ótima contribuição.
Beijos

Postar um comentário