logo

terça-feira, 9 de abril de 2013

Saber educar no tempo livre faz parte de uma educação integral

Não há dúvida de que os pais desejam que a educação de seus filhos seja em tempo integral, e que afete todos os âmbitos de seu ser.

O que é importante entender, é que tudo faz parte de um processo, cada dia um ânimo renovado para empenhar essa tarefa. E é bom que os pais a realizem, caso contrário, ninguém a fará em seu lugar, ou o ambiente se encarregará disso. Será que é o que querem?

O trabalho é árduo, mas bastante recompensador. Todo o empenho que vocês, pais, colocam nessa educação, fará com que seus filhos sejam adultos livres e responsáveis, que saberão trilhar seu próprio caminho e não serão apenas arrastados pelos ambientes que os cercam.

É uma educação ampla, que abrange o corpo, a inteligência, a vontade, os sentimentos e a transcendência. O seu tempo é constante, durantes todos os dias do ano, sempre tendo em mente que o tempo gasto nisto, nunca é tempo perdido.

Não pode haver dias livres na agenda dos pais quanto a isso. Não podem educar de segunda a sexta, acreditando que as únicas coisas com que devem se preocupar são o trabalho, o estudo e as notas dos filhos, e em relação ao resto deixá-los fazer o que quiserem, para tirarem um descanso. O resultado disso não é positivo.

Uma criança ou adolescente em época escolar tem, em média, 189 dias livres por ano e 176 dias letivos. Isso mostra que se os pais decidem deixar de
educar no tempo livre, estarão sendo descuidados em mais de 50% do tempo da vida deles. Uma educação completa dos filhos exige também a educação de seu tempo livre.

Mas, o que fazer com eles nesse tempo livre? Bem, os filhos, nesse tempo, podem realizar diversas atividades boas e saudáveis, como esporte, leitura, excursões, música, idiomas, teatro, e por aí vai. Pois devem se lembrar que se o tempo livre não os forma, não levará muito tempo para deformá-los.

Os jogos e os esportes permitem que explorem o mundo e desenvolvam, se socializem, cresçam em virtudes e ao mesmo tempo se divirtam. A leitura traz novas informações, diverte, educa a vontade e a concentração, fomenta a imaginação, melhora a compreensão escrita e a capacidade de expressão, ensina a pensar e a desenvolver senso crítico.

Assim como as mencionadas acima, as demais atividades sugeridas também apresentam muitos pontos positivos, basta saber encontrá-los e aproveitá-los. Desse modo, é possível enxergar que o tempo livre não foi feito para ser perdido, mas para ser conquistado e fazer cada um crescer em suas dimensões.

Thalita Antunes - Revista Ser Família -  29 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário