logo

terça-feira, 26 de março de 2013

A fruta proibida é a mais apetecida

Gosto muito dos ditados populares, eles falam, em sentido figurado, verdades em frases curtas.
Vemos muitas jovens, de boas famílias, numa eterna procura do ser amado, do seu futuro marido, quase sempre um ser utópico, criado na sua imaginação, uma cópia melhorada do pai ou do avô, com toques de Midas e Apolo. E o mesmo acontece com os rapazes: buscam meninas lindas, inteligentes, bem dotadas fisicamente e de preferência ricas.

A fruta proibida representa os sonhos inatingíveis, não porque não tenhamos capacidade para obtê-los, mas por total incompatibilidade com a realidade. É o caso daquela jovem que nunca acha o seu namorado o melhor pra si, porque simplesmente está com o olhar voltado para uma utopia, buscando o ouro sem jaça entre as pedras da vida.

Conta-se que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia.

Pensava desta forma: Se tivesse um carro novo, seria feliz... Se tivesse uma casa grande, seria feliz... Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz...

Foi quando tropeçou numa sacolinha cheia de pedras. Ele começou a jogar as pedrinhas, uma a uma, no mar, cada vez que dizia: Seria feliz se tivesse...

Assim o fez, ficando somente com uma pedrinha na sacola, que decidiu guardá-la.

Ao chegar a casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso! Quantos não desperdiçou?


Minha mãe gostava de dizer que “não há beleza sem senão”; sempre haverá um ponto desfavorável em qualquer ser humano na face da terra. Cada um de nós tem muitas virtudes; porém, muitos defeitos também. Mesmo buscando a perfeição, estaremos muito longe de tê-la.

Essa busca incessante por alguém que possivelmente não existe, impossibilita-nos ver quem está bem ao nosso lado e que com certeza pode ser a outra metade da laranja, aquele ou aquela que nos complemente. É o diamante lançado ao mar.

Sonhar é muito bom, mas a realidade da vida é bem melhor quando temos ao nosso lado alguém que consegue nos aceitar como somos e alguém em quem possamos confiar e amar, sem limites, alguém que saiba somar com as nossas diferenças e fazer tudo ficar perfeito então. Este ou esta será a nossa gema preciosa que só precisava de uma atenção maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário