logo

domingo, 6 de janeiro de 2013

Utilidades da amônia

 Por Maria Teresa Serman
Todas nós conhecemos seu valor em procedimentos estéticos, mas eis que ela tem outras utilidades menos divulgadas. Não sei se alguns já sabem destas e utilizam-na. Outros podem descobrir e começar a fazê-lo. 
 1-    Cristais brilhando como nunca: isso pode ser conseguido com uma solução de 1 colher de chá de amônia misturada a 2 xícaras de água, depois de lavadas as peças. Passe a poção obtida nelas com uma pano macio, enxaguando e deixando secar.

2-    Picada de abelha: se levar uma picada, embeba um pouco de algodão em amônia, passe sobre o local por um minuto e depois lave com água. A amônia tem PH alcalino, que neutraliza  a acidez do veneno do inseto.

3-     Piso novo em folha: para retirar camadas de cera e gordura de pisos claros, deixando-os com a coloração original, passe no chão um pano molhado em 1/2 xícara de chá de amônia dissolvida em 2 litros de água morna. Esse produto irá formar sais que podem ser facilmente retirados, esfregando-se um pano ou esfregão limpo e molhado depois.

4-    Velho novo terno: misture a 1/2 litro de água 1 colher de sopa de amônia, molhe uma esponja (não encharque!) e passe naquelas áreas brilhosas dos cotovelos, no paletó, e dos joelhos, na calça. Isso renovará o tecido.

5-    Lareira sem odor: para tirar o cheiro de fumaça que a lareira deixa, e também churrasqueiras, em um ambiente fechado, encha três tigelas rasas, pela metade, com amônia, e coloque onde tiver mais fumaça. Elas neutralizarão o ácido das substâncias que provocam cheiro, perfumando suavemente o ar.

6-    Milagre no forno: para desgrudar a gordura das paredes do forno, não faça força. Basta colocar por uma noite uma tigela rasa com amônia dentro dele. No dia seguinte, é só passar um pano ou esponja úmida e a gordura sairá facilmente, dissolvida pela substância.

7-    Lixo protegido: se os sacos de lixo são destroçados pelos cães da redondeza, borrife-os externamente com uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de chá de amônia. Os animais passarão longe!

8-    Toalha fofas: sempre que quiser suas toalhas renovadas, ponha 1/2 xícara de chá de amônia no ciclo de lavagem da máquina e finalize como sempre. Você se surpreenderá com o efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário