logo

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Saudades da infância

Num tempo onde as pessoas precisavam saber aproveitar tudo o que tinham em casa de alimentos, (aquele pessoal que viveu a carestia da guerra), minha avó era mestre em fazer bolinhos de toda sobra de refeição.

Seus bolinhos eram uma delicia, ainda lembro-me do sabor. Eram bem sequinhos e tinham sempre gosto de novidade.

Era simples: bastava ter uma sobra de arroz, ou vagem, ou carne moída, que lá vinha ela com sua refeição "customizada",com cara de prato novo.

Ela misturava o arroz com uns ovos, um pouquinho de queijo ralado, uma salsa picadinha e algum outro tempero que tivesse em casa no momento (assim nunca tinham o mesmo sabor) e ligava tudo, bem misturado, fritava em óleo quente, ou seria banha? (Não tenho certeza, acho que já nasci na era do óleo de soja). Depois ela secava bem os bolinhos, nos papeis feitos com os sacos de pão, claro que usava o lado de dentro!

Essa guloseima era servida com um frango ensopado, que só de contar já me da água na boca! As delicias da vovó eram coisas simples, mas deixaram doces lembranças.

 Adorava passar uns dias na casa dela, sendo tratada com o carinho dela, dentro de toda simplicidade.
Saudades também dos jogos com meu avô, jogávamos damas ou bisca. Como ele estava convalescendo de uma doença, eu fingia que perdia, só pra vê-lo contente.

As crianças da minha geração eram felizes, tinham a família bem unida e uns se preocupavam com o bem estar dos outros.

Boas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário