logo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palette ou Paleta, tanto faz

Por Maria Teresa Serman
Você sabe o que significa estas palavras? A mesma coisa, só que a primeira é francesa, e a segunda, a versão em português. Mas vamos deixar de detalhes linguísticos e explicar a origem e os usos atuais.
O objeto começou a ser usado na pintura, e passou a ser um estereótipo retratar o pintor/artista com sua paleta e pincel, uma espécie de bata e expressão indefinida e visionária. Eis uma explicação para que entendam melhor:

- "A Paleta de pintura é uma das principais ferramentas do artista. Elas existem em variadas formas e tamanhos e são feitas numa extensa variedade de materiais tais como: alumínio, acrílico, plástico, vidro, papel descartável. Escolher aquela que mais se adapta às nossas necessidades é uma questão de escolha pessoal e/ou preferência profissional. (...)

Alguns artistas preferem ter as mãos livres e trabalhar com uma paleta fixa ao cavalete ou apoiada numa mesa.

Outros preferem suster a paleta na mão e se afastar da tela para apreciá-la de diferentes ângulos, enquanto continuam a fazer a mistura das cores." http://www.amopintar.com/paletas-de-pintura#ixzz2IABZ3DOr
Outra acepção da palavra é a que se pertence ao design, arquitetura, decoração. Exemplo:

"Todo processo de criação de diretores de arte e designers passa por essa etapa de escolha da paleta. Principalmente quando estamos falando de uma nova marca. E nessa hora, os criativos levam em conta o contraste, a harmonia, o estímulo que cada tonalidade causa. São diversos fatores que devem ser pensados.(...) Pra começar, vamos falar da preferida da galera aqui do estúdio: Adobe Kuler." www.estudioicone.com.

Depois de tanto esclarecimento, vamos ao que nos interessa, garotas, às paletas de maquiagem. Elas são estojos lineares, finos  - a não ser as mais caprichadas em gama de cores e produtos, que podem ter alguns "andares", como uma ultrasuper , da Sephora, que parece uma visão apocalíptica, com um preço do mesmo nível - alto! São práticas para facilitar o deslocamento das donas, pois contém sombras, blushes, gloss, lápis, até pó.

Não se assustem com o meu primeiro exemplo, pois há de várias marcas, mais em conta sem perder qualidade, como Contém 1 g, Boticário, e uma linda clutch (formato de carteira) lançada pela Granado, novidade da marca que se aventurou no setor de cosméticos. Para continuar nessa viagem, pode-se dar uma olhada no site da loja Sephora ou em outros, e sonhar (ou comprar, bons produtos são ótimos investimentos para a pele e a beleza, e duram muito mais; senão, peça para alguém trazer de fora) .

Sou fã de uma denominada Naked, por ser composta de sombras básicas e harmônicas, que dão um efeito nu, natural.  A Urban Decay, fabricante, já lançou a Naked 2, com cores mais vivas mas ainda discretas, linda!  Como já mencionei, a Sephora tem variados tipos e tamanhos, além das da Kat Van D, Lancôme, Dior, Clarin; todas têm paletas. É só tornar-se proprietária e explorar o potencial, dela e seu. Ah, e tem as de tamanho menor, para levar na bolsa, e  vão do trabalho ao happy-hour, alegria completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário