logo

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Boa de boca

Por Maria Teresa Serman
Algumas mulheres pensam - as não antenadas com a tecnologia cosmética - que, para deixar os lábios belos, basta passar um bom batom ou um brilho purpurinado (acho horrível, brega!, desculpem). Um batom de qualidade, que hidrate e tenha compostos anti-idade pra quem já precisa, como ácido hialurônico, é imprescindível, sim. Até os de tipo "matte", mais secos e duráveis, estão com componentes que umidificam a mucosa sensível dos lábios.

Como o resto da pele, esta precisa mais ainda de cuidados especiais, pois é, como dissemos, mucosa, mais frágil. Em compensação, absorve melhor os produtos que usarmos. E as etapas são quase as mesmas, limpar, esfoliar, hidratar, nutrir. Pode-se até tonificar, com soro fisiológico gelado, depois de esfoliar. Quase ninguém se lembra de higienizar a parte externa da boca. Deixam-se restos de batom, resíduos de comida que grudam nele, poeira, gordura. Devemos demaquilá-los com o creme que usamos no rosto, ou lencinhos umedecidos. Depois, uma vez por semana, é necessário esfoliar, para eliminar pelinhas e descamações, além de limpar mais profundamente. Isso deixa-os mais macios. Um bom esfoliante caseiro é misturar mel e açúcar, ou aveia, e esfregar MUITO DELICADAMENTE com uma escova de dentes BEM MACIA. Em seguida, água comum, soro fisiológico ou água destilada gelada.

Para hidratar, use produtos adequados, especiais para a região, não genéricos. E escolha os que também atuem na região em volta dos lábios, importantíssima para evitar o chamado "código de barras", ruguinhas perpendiculares que se aprofundam com a idade. Proteja a boca com batons que contenham protetores solares, os de boa qualidade sempre têm. Também há aqueles que  por si só já fazem um excelente efeito, como já dissemos, nutrem a mucosa, revelando o melhor do seu aspecto. Os baratos nesse tipo de produto saem muuuuiito caros, podem acreditar. Ajudam a descamar, não protegem, fazem a mucosa ficar baça, fosca, desvitalizada. E o mais importante é não esquecer que a verdadeira hidratação começa internamente, bebam muito líquido sempre.

Fundamental também é lembrar que "a boca fala da abundância do coração". Não adianta tratar do exterior, se de dentro saem cobras e lagartos. Não há cosmético que embeleze uma boca suja, amargurada, que não se exercita com sorrisos e palavras amáveis.

Ah, usem lápis de contorno da cor do batom que vão passar, pois aumenta sua duração e funciona como um truque eficiente para corrigir imperfeições naturais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário