logo

segunda-feira, 12 de março de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 131)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. diz: Como eu devo orientar a minha filha de 14 anos para namorar? Tenho medo de que acabe se perdendo como as amigas.

RESP: Caro(a) A.

Sua família tem amizade com as famílias das amigas de seus filhos ? Importa muito este relacionamento porque implica na existência de Valores cultivados no seio das famílias, o que faz com que sua filha não corra o risco " de se perder com as amigas" , como é seu receio. Quando os filhos crescem juntos com os filhos de amigos, acabam por se conhecer bem e vivenciar os mesmos Valores,o que lhes proporciona fortaleza para enfrentar as dificuldades do convívio fora do lar.
Se até hoje não tiveram este costume, sugiro que o façam o mais rápido possível, convidando as amigas da filha ( ela é única ?) para um lanchinho em sua casa, chamando para que estudem juntas ( também em sua casa para conhecê-las melhor), conhecendo os pais , saindo em conjunto, recreando-se uns com os outros para melhor se entrosarem.
Sobretudo não manifestem " medo a que se perca" - a pedagogia positiva, alegre, que prima pela sinceridade e confiança no outro, sempre funciona !
Conversem com ela de coração a coração, com clareza, sem terrorismos, mostrando a beleza do amor que sabe se guardar!
Se vocês tem uma Religião, rezem e peçam por seus filhos a Deus porque a oração dos pais pelos filhos tem um infinito valor!
Fico às suas ordens e leia outras respostas deste tipo no blog. Ok?
Mannoun

2 - A. P. G. diz: Meu filho de 13 anos é asmático e agora que está entrando na adolescência eu me preocupo com as drogas, visto que ele é viciado em bombinha para sua doença. Como devo agir para que ele não se vicie em drogas pesadas?

RESP: Cara Sra A.G.

O médico que acompanha seu filho é o mais indicado para orientá-lo - não só quanto à asma como ao bom e correto uso dos medicamentos. Na Adolescência ele pode fazer uso de outros produtos que a Medicina vai a cada dia descobrindo, mais eficazes, com mais espaço entre doses etc.
É filho único? Pratica esportes? Tem amigos que frequentem sua casa? Conhecem as famílias? Faz acompanhamento psicológico? Vocês certamente não ignoram o quanto o emocional pesa especialmente no aparelho respiratório, assim como as infecções que devem ser sempre bem tratadas para não interferir no dia a dia da vida dele...
Veja outras respostas semelhantes neste mesmo blog e não tenham medo, por favor, nem permitam que ele se sinta atemorizado! Asma é uma doença perfeitamente compatível com o quotidiano, desde que bem cuidada. Aliás, zelo e cuidado não podem ser confundidos com o medo porque vocês precisam saber confiar na educação que proporcionam aos filhos!
Fico a seu dispor para o que desejar, ok?

3 - S.diz: Dra Mannoun, a senhora indica algum(a) terapeuta no Rio de Janeiro? Obrigada, S.

RESP: Cara S. Desculpe não poder ajudar muito, porque conheço pouco os terapeutas no Rio mas posso indicar por referência de terceiros, ok ?

Dra Vanessa - tel.25530628, Dra.Carmem Pignatari -224584195, Dr Antonio Monteiro 22661887, cujos telefones tenho há algum tempo e não sei se estarão atualizados. Talvez a conversa com pessoas de seu relacionamento possa ajudar esta pesquisa.
Fico às ordens, Mannoun

5 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha de 15 anos só quer usar saltos muito altos. Gostaria de saber se isso prejudica a coluna e o que devo dizer a ela para que se convença de não usar sapatos tão altos. Ela tem 1,60 m de altura e se acha muito baixa.

Maria das Dores Silva disse...

Tenho um filho de 13 anos que está com diabete e ficou muito revoltado quando soube. O que posso fazer para ajudar a ele? Tem cura? Tenho outros 3 filhos que não tem a doença.

Liana Clara disse...

As respostas para as perguntas feitas no dia de hoje , estarão no BLOG na próxima segunda, dia 19/3

Carla Borges disse...

Doutora, minha filha tem 19 anos, não é mais uma adolescente, mas mesmo assim gostaria de pedir sua ajuda.

Ela tem um namorado com o qual ela já desmanchou e voltou pelo menos 3 vezes. Ele faz alguma coisa típica de pessoa sem caráter, ela desmancha e ele pede desculpas, diz que vai mudar, etc. Aí ela volta a namorar ele.

Não sei como aconselhar ela. Ela não ouve a mim nem a meu marido. Na verdade ela ouve, mas parece que não consegue largar o sujeito.

Eu tenho medo que ela case com ele, pois vejo que ela seria muito infeliz e o casamento não duraria muito.

Temos três filhos. Ela é a segunda mais velha.

Eu e meu marido temos sofrido muito com esta situação.

Liana Clara disse...

Carla, a sua resposta estará no BLOG só no dia 26/3 - visto que só vou contactá-la na próxima segunda. E as outras respostas desta semana estarão no BLOG no dia 19/3.
Espero que aguarde, sei que não é fácil uma situação dessas, mas as vezes temos que ter paciência e rezar muito, antes de falar. Um abraço Liana

Postar um comentário