logo

sexta-feira, 9 de março de 2012

Hora de pensar na merenda escolar

As crianças nesta época nos dão mais uma tarefa: preparar suas merendas para levar a escola. Mais uma atividade para nosso dia tão corrido, o que nos leva a optar por coisas práticas e industrializadas, como biscoitos recheados, bisnaguinhas, salgadinhos e bebidas achocolatadas.

Que não façamos disso uma constante, e que seja um recurso apenas para os dias mais tumultuados, visto não serem as opções mais saudáveis na alimentação infantil. O ideal é que a merenda seja variada para acostumar o paladar da meninada, e rica em vitaminas, proteínas e outros ingredientes saudáveis, sem os corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais.

O lanche pode ser atrativo e saboroso, se colocarmos nossa imaginação para trabalhar. Um suco natural, uma fruta fresquinha, ou um sanduíche de pão integral com requeijão ou queijo de minas fresco, ou até com uma pastinha de ricota com orégano e salsinha picadinha. Pode-se colocar azeitona fatiada e tomatinhos cortados também. Outra opção pode ser um pão com goiabada e queijo, fica uma delícia!

Na opção de produtos industrializados,prestemos muito a atenção se há presença do aditivo glutamato monossódico, ele realça o sabor, mas mascara o paladar e deixa a criança mais propensa a rejeitar os alimentos naturais, que tem sabores mais suaves.

É importante Introduzir na alimentação alimentos saudáveis, para que a garotada desde bem pequenos crie o hábito de comer bem, e possam crescer com saúde .

Não sejamos intolerantes ao extremo, permitamos que vez ou outra eles tenham seus lanchinhos de guloseimas industrializadas, para que não sejam impelidos a roubarem as merendas dos coleguinhas, menos cuidados por suas mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário