logo

sábado, 17 de março de 2012

Como conseguir que seu pequeno OBEDEÇA ( 1ª Parte)

Por Carmem Silvia
Diretora do Instituto Ser Família

Severidade. Eis uma atitude da qual temos medo de demais na educação dos nossos filhos. Afinal, fazer muitas restrições pode, de repente, asfixiá-los... Por um lado, isso é verdade. Mas, por outro, corremos o risco de sermos muito moles e indulgentes. Muitas vezes esse temor nos deixa paralisados na hora de exercer a autoridade.

Como sempre, tudo em excesso faz mal, e, nesse caso, repreensão demais ou muita tolerância pode formar indivíduos sem motivação, com dificuldade de decidir seu futuro e vivendo em permanente estado de dependência. O segredo, como sempre, é o equilíbrio...

Como é que os nossos filhos vão aprender a enfrentar a realidade e as inevitáveis frustrações da vida, se nunca dissermos "não"? E nem precisa ser um não a algo proibido! Às vezes é bom privá-los de coisas boas para fortalecê-los. Restrição com bom senso é um ótimo caminho para a educação. E isso se faz com pequenas exigências no dia a dia, como, por exemplo, estabelecer um horário para o uso do computador e cobrar o cumprimento à risca.

ALGUNS INDÍCIOS DE UM COMPORTAMENTO CONTRADITÓRIO AO EDUCAR

Se você costuma ter muitos destes pensamentos, pode ser um sinal de que precisa exigir mais dos seus filhos:

- Gosto muito do meu filho, ele é muito pequeno para não ganhar a bicicleta que tanto quer...
- Trabalho muito e não vou dizer não para meu pequeno que deixo tantas vezes nas mãos de outros...
- Por que ele precisa passar por esta frustração de não sair com os amigos agora, se quando crescer não poderá fazer muitas coisas que desejar?
- Gosto de ter um relação de amigo com meus filhos e não de mandão...
- Para que meus filhos têm que sofrer tantas proibições como eu?
- Vou comprar muitos presentes para compensar o tempo em que não estive junto dele hoje...
- Vou concordar com o que ele quer para não ter brigas em casa...
- Não ponho meus filhos cedo na cama porque parece que quero sossego...

A ordem dada visa ao bem futuro de seus filhos e é nas pequenas contrariedades que eles poderão adquirir fortaleza para vencer outras situações. O ideal é mandar com muito carinho e permitir que as crianças sofram uma quantidade de frustrações crescente e gradual, de acordo com a maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário