logo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Viajar em boa companhia!

Por Maria Teresa Serman

Já foi o tempo em que a chamada terceira idade ficava quietinha em casa, as senhorinhas fazendo crochê e tricô, os senhores vendo televisão ou jogando cartas. Agora os programas são coletivos e animados: teatro, cinema, bailes, viagens. É bom que não fiquem pensando em doenças e se mexam bastante, com alegria e na companhia de seus pares! Contudo, às vezes a família viaja completa, incluindo os mais maduros.

O Carnaval é uma boa oportunidade, mas já está em cima da hora pra reservar. Há destinos turísticos que podem agradar a pequenos, jovens e mais velhos, como as estâncias hidrominerais, tradicionais redutos do pessoal jovem de espírito, como São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Poços de Caldas. Até hoje me adoça a alma a recordação de uma viagem dessas, com toda a família, anos atrás. Meu filho mais velho tinha três anos e pouco, a segunda comemorou um aninho começando a andar em São Lourenço, junto com meus pais, minha avó e minha tia. Foi divertido para todos, aproveitamos o parque das águas e rimos muito com as travessuras dos pequenos.

Minha avó tinha um compromisso anual com as fontes termais, e nessa ida eu pude verificar o porquê de sua fidelidade. Grávida então do terceiro filho, já por volta do quinto mês. Foi-me recomendado tomar um pouco da água gasosa, diurética, e observei que o efeito foi rápido, afinei sensivelmente, pois a diurese foi mais intensa. Eu me senti muito mais leve.

Há fontes de outras espécies, com especificidades e indicações próprias, como a magnesiana ou alcalina, a sulfurosa e a ferruginosa. No parque somos orientados a qual ingerir e quanto. Não vá pensar que é uma aguinha inócua porque não é mesmo! Vá com calma!

No interior do parque há várias atrações para idades variadas, espaço para andar e muito ar puro. O balneário oferece ainda sauna, banhos de espuma, massagens terapêuticas e ducha escocesa, funcionando de terça a domingo.

Já Caxambu ficou famosa por ter curado, dizem, a infertilidade e a anemia da Libertadora dos Escravos. Isso mesmo, a Princesa Isabel recorreu às fontes de lá e ficou curada. São doze nascentes, conhecidas por sua eficácia no tratamento dos males dos rins, pele e fígado. O parque conta com um TOBOÁGUA, quadras de esporte e enormes piscinas de água mineral.

Quanto a Poços de Caldas, esta mantém a pompa dos grandes edifícios construídos na época dos cassinos, incluindo o das Thermas Antônio Carlos. Nele há piscinas aquecidas, saunas, massagens e limpeza de pele. Esta estância é mais badalada socialmente do que as outras, com vida noturna em barezinhos na Praça dos Macacos, como é conhecida a Praça D. Pedro II. Boa viagem para a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário