logo

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como evitar a prisão de ventre

Por Maria Teresa Serman

A constipação ou prisão de ventre é um problema que pode afetar crianças e adultos. Geralmente se soluciona com alimentação adequada, hidratação e atividades físicas normais. Em casos mais graves, é prudente consultar o médico, e não se automedicar. Listamos algumas atitudes alimentares e de vida que podem modificar positivamente o funcionamento do intestino.

1- Acostume seu organismo a refeições com três horas de intervalo. O intestino, além do metabolismo em geral, ficará treinado, e será mais natural sua atividade. E você ainda emagrecerá.

2- Torne sua comida mais colorida, principalmente verde, com ingestão de verduras, legumes e frutas adequados ao seu tipo de intestino. Se mais preguiçoso, evite cenoura, batata inglesa, goiaba, maçã. Uma boa nutricionista poderá recomendar um cardápio adequado.

3- Diminua as frituras, aumente as fontes de fibra, como aveia, linhaça, assim como as gorduras vegetais, azeite, castanha do Brasil, nozes, frutas secas, ameixa.

4- Viva o iogurte! Ótimo para o intestino, bom para emagrecer, fonte de cálcio e protetor do estômago. Use e abuse dele, mas, se for o caso, com zero calorias.

5- Tempere a comida com ervas, como manjericão, hortelã, erva-doce, orégano e outras. Elas reduzem os gases e auxiliam a digestão completa.

6- Caminhe depois das refeições por lugares amenos e na sombra. O exercício facilita o processo de passagem dos alimentos no aparelho digestivo.

7- Evite refrigerantes e bebidas gasosas, principalmente durante as refeições, pois estes dificultam a digestão e pesam, pois os gases dilatam o estômago.

8- Jante mais cedo, para que o metabolismo, mais ativo até as 19 horas, dê conta do serviço e você durma tranquilo. Alimente-se pelos menos duas hora antes de dormir.

9- Mastigue bastante e lentamente os alimentos. O cérebro precisa de tempo para se considerar bem alimentado. Assim você não sobrecarrega o organismo.

10- Não cozinhe demais os legumes, procure deixá-los "al dente". Isso evita gases, preserva suas propriedades e os deixa mais bonitos.

E por último um dos cuidados mais importantes, que serve para qualquer metabolismo ou pessoa: beba muito, muito líquido. Isso resolve este e vários problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário