logo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Em que dia você foi batizado?

Por Maria Teresa Serman

No dia nove de janeiro, comemoramos o Batismo de Jesus, um prolongamento do acontecimento do Natal, uma ocorrência normal para os cristãos, mas da qual o Filho de Deus feito homem estava isento. Ele quis se submeter a essa solenidade para nos dar o exemplo, e, ao mesmo tempo, não diferir dos meninos judeus, circuncidados no oitavo dia de vida. Exemplo de humildade e obediência à lei, não cega e formal, mas cumprimento fiel e amoroso de um mandamento.

Você sabe qual o dia do seu batizado? Para os católicos, o dia do batismo deve ser comemorado, mais ainda do que o dia do aniversário, pois foi aquele em que Deus nos recebeu como filhos, em que nascemos para a eternidade com Ele. "O dia em que fomos batizados foi o mais importante da nossa vida, pois nele recebemos a fé e a graça. Assim como “a terra árida não dá fruto se não recebe água, assim também nós, que éramos como lenha seca, nunca daríamos frutos de vida sem esta chuva gratuita do alto”. Antes de recebermos o batismo, todos nós nos encontrávamos com a porta do Céu fechada e sem nenhuma possibilidade de dar o menor fruto sobrenatural".

Se cremos nos sacramentos, e o batismo é a porta para os demais, essa comemoração é consequência da fé. Os pais, zelosos pela piedade dos filhos ainda pequenos, devem registrar e lembrar-lhes, desde cedo, o dia em que, felizes, foram marcados com o sinal da fé. Mas, se os pais não sabem a data do seu próprio batizado, como vão guardar a dos filhos?

Dirão alguns que isso não é importante; porém, assim pensando, estão privando a si mesmos e aos que deles dependem de uma oportunidade inigualável de agradecer. Agradecer? Por quê?

"A nossa oração pode ajudar-nos hoje a agradecer por termos recebido esse dom imerecido e a alegrar-nos por tantos bens que Deus nos concedeu. “A gratidão é o primeiro sentimento que deve nascer em nós da graça batismal”. Devemos agradecer ao Senhor todos os dias pela fé e pedir que nos aumente essa virtude teologal, que só Ele pode conceder. E sermos gratos aos nossos pais e avós que nos deram a doutrina e o exemplo, e pedir-Lhe que a conceda sempre e mais aos nossos filhos e descendentes.

Neste segundo domingo do novo ano comemoramos o Batismo de Jesus, um prolongação do acontecimento do Natal, uma ocorrência normal para os cristãos, mas da qual o Filho de Deus feito homem estava isento. Ele quis se submeter a essa solenidade para nos dar o exemplo, e, ao mesmo tempo, não diferir dos meninos judeus, circuncidados no oitavo dia de vida. Exemplo de humildade e obediência à lei, não cega e formal, mas cumprimento fiel e amoroso de um mandamento.

Batizar as crianças nascidas, o quanto antes, é amar o sacramento e proporcionar a esses inocentes a graça do amor do Pai por todos nós. Não se deve esperar que "entendam" o que significa o batismo, pois, ao longo de seu desenvolvimento intelectual e religioso, incentivado e patrocinado pelos pais, terão muitas oportunidades de aprender e agradecer por essa dádiva. E uma dessas ocasiões pode ser a comemoração em família do seu batismo.

Citações da meditação do dia de Falar com Deus, de Francisco Carvajal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário