logo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como se exercitar para a fortaleza –parte 2

Como toda virtude, a fortaleza só pode ser alcançada por meio de uma luta constante, a cada situação que se nos apresenta. Sigamos um prático "roteiro", então.

"Dicas para conseguir fortaleza:

1- Examine qual é a sua reação quando você é contrariado(a). Reage no automático, reclama, grita, faz cara feia... Ou pensa e depois toma uma decisão ponderada?
2- Qual o seu comportamento depois de um dia de trabalho? Pense se você tem o mesmo comportamento cansado(a) ou descansado(a). Se sua atitude varia conforme seu estado físico ou estado de ânimo.
3- Imagine que seu filho deu um belo "fora" na escola e você precisa conversar com ele. Quais são as suas justificativas para ir adiando essa conversa dia após dia?
4- Você está muito cansada(o), e sonhando com o final de semana tranquilo na praia, porque seus filhos estão num acampamento.
Entretanto, uma amiga que está passando por algumas dificuldades pede para você ficar com as três crianças dela nesse fim de semana. Qual é
a sua atitude?

O que notamos nessas situações? Qual é a nossa maior dificuldade? É vencer o nosso orgulho e aceitar a "mudança de planos", é aprender a contrariar os nossos gostos, sem que isso se transforme num pequena ou grande tragédia!
Mas, para crescer em fortaleza não basta só ficar na defensiva. Esperar que as contrariedades aconteçam. É muito mais inteligente chegar na frente. Habituar-se a contrariar-se em coisas minúsculas e ir treinando os "músculos" da nossa vontade.

Por exemplo:
1- Imagine que você adora melancia. Num dia de calor, a sobremesa é um prato de melancia geladinha, uma delícia. Experimente dizer não. Não vou comer, apesar de estar com muita vontade.
2- Ou ainda os incontáveis cafezinhos no trabalho. Pelo menos uma vez por dia diga "não". Este cafezinho eu não vou tomar.
3- Ou você está super a fim de relaxar no sofá e percebe que sua esposa está a fim de conversar. Tente abrir mão do seu desejo mais imediato e dê uns minutinhos de atenção a ela.
4-Você está lendo o jornal... Sua filha pequena se aproxima e pede para você montar o quebra-cabeças com ela. Tente parar imediatamente o que está fazendo e dê atenção e ela.

Você pode estar pensando que essas coisas são ridículas! O que eu quero é aguentar as frustrações mais pesadas. Mas uma coisa é certa: você só vai aguentar enfrentar as situações mais pesadas quando se dispuser cada dia a fazer ao menos uma experiência de fortaleza. Seu caráter vai sendo forjado sem que perceba e, depois de algum tempo, as grandes contrariedades já não tiram você do sério com a mesma facilidade."

Continuação do artigo de mesmo título, por Dora Porto.
Revista SER FAMÍLIA - Ano III . Nº18

Nenhum comentário:

Postar um comentário