logo

sábado, 7 de janeiro de 2012

A B C do cabelo

Por Maria Teresa Serman
Para dominar seu cabelo, extraindo da sua textura o que ele pode oferecer de melhor, é importante conhecer a nomenclatura dos muitos produtos que a indústria oferece. A maioria têm nome estrangeiro, intraduzível; então, é bom se acostumar:

Pomada- ideal para conferir estilo a cabelos curtos, ou para finalizar a escova, deve ser usada neles secos.

Gel- indicado para cabelos curtos ou cacheados, para reduzir volume ou movimento. Escolha aqueles que não contêm álcool, com fixação suave ou média.

Creme para pentear - protege os fios durante o dia, além de, como o nome diz, ajudar a mantê-los penteados. Sem enxágue.

Musse- fixa mais que os chamados "leave-in", e pode ser usada para ativar cachos e manter penteados.

"Leave-in"- produtos que são deixados no cabelo, em tradução literal, não enxaguados. Podem ser de vários tipos.

Silicone- não é tratamento, só um detalhe final, como maquiagem para os fios. Deve vir depois do leave-in, ou não, em se tratando de cabelos de raiz oleosa. Procure usar depois de tratamentos térmicos.

Anti-frizz - ajudam a domar os fios, preparando-os para o alisamento e a chapinha, pois são termo protetores. Há os que são usados em cabelos cacheados também.

Spray fixador- a versão moderna do antigo "laquê", empregado para manter penteados presos ou escovas. Último recurso.

Máscara de reconstrução- aplica-se no cabelo que acabou de sofrer um processo químico uma vez por semana, até durante três semanas, fazendo a manutenção, então, a cada quinze ou vinte dias. Semanalmente pode-se fazer máscara de hidratação, se necessário. Há também o processo de queratinização, a ser indicado e feito por profissional competente em salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário