logo

sábado, 9 de julho de 2011

Ótimo filme:" Minhas Tardes com Margueritte”,

Por Patricia Carol Dwyer

“Minhas Tardes com Margueritte”, de Jean Becker (La Tête en Friche, França, 2010)
Atores: Gérard Depardieu/Gisèle Casadesus.

Linda estória de um homem que fora criado por mãe bastante instável de humor, que por tê-lo rejeitado e criticado sempre, deixou-o inferiorizado, complexado por ter dificuldade para ler e lentidão para compreender, e negando-lhe a informação de quem seria seu pai.

Apesar disso, Germain, tendo um grande coração, tentava ajudar os amigos, todos gozadores, já que dizia muita bobagem e fazia confusão para se expressar adequadamente. Essa parte é bem comédia, mas o que é central na estória, é a sua transformação para melhor, através de um encontro no parque com uma senhora muito gentil e sensível, que dava comida aos pombos, como ele também gostava de fazer.

Com o aprofundamento dessa nova amizade, ele aprendeu a ler adequadamente e a compreender o sentido dos pensamentos das poesias lidas em voz alta pela senhora, a qual vivia numa casa de repouso para idosos, já que seus sobrinhos, únicos parentes, não queriam que morasse com eles, embora pagassem as suas despesas.

Há vários relacionamentos paralelos entre outros personagens, amigos, namorada, levando a um final ainda mais surpreendente e comovente, reconfortante!

Acredito que um público de jovens mais amadurecidos, adultos em geral e idosos, todos aproveitarão muito as lições de bondade, simplicidade, humildade e generosidade que superam qualquer maldade nessa estória.

4 comentários:

Stella disse...

Onde eu encontro esse filme? Nem vi e já gostei! Me lembrou do 'Almoço em Agosto' (Pranzo di Ferragosto) do italiano Gianni Di Gregorio. Também um ótimo filme.

Liana Clara disse...

A Patrícia viu no cinema, não sei se já saiu de cartaz.
Também fiquei com vontade de assistir. Vou me informar e te digo.
Beijos

Liana Clara disse...

A Patrícia acabou de me enviar e repasso aqui:Onde o filme está esta semana

"ESTAÇÃO SESC LAURA ALVIM" (Casa de Cultura Laura Alvim) à Av. Vieira Souto, n. 170
SALA 2
Horários: 13h40;15h20;19h409 (R$ 18,00)

tel. 2276-4307
site: www.estacaovirtural.com.br

Stella disse...

Obrigada, Liana. Tenho minhas dúvidas de que consiga ir nos próximos dias. Espero que continue. Um beijo, S.

Postar um comentário