logo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 77)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Olá, sou Marta e gostaria da opinião da Dra. Mannoun sobre a seguinte questão: Tenho um filho de 11 anos, muito esperto, inteligente, ótimo aluno, tem outros dois irmãos um de 23 anos e uma irmã de 17 anos. Atualmente ele está literalmente "vidrado" nestas pistolas de dardos. Mesmo contra a minha vontade e do meu marido demos a ele uma dessas, devido ao fato principalmente do primo ter uma, etc. agora ela já quer outra, bem maior, que pretende comprar junto com o irmão mais velho. Disse a ele que não, expliquei os motivos entre eles: que já havia aberto uma exceção, que precisa se contentar com as coisas, que arma não é legal, etc.
como está muito insistente lembrei-me do seu blog, e ele concordou em pedir a opinião de uma pessoa que gosta e trabalha com os jovens.
RESP: Cara Sra. M.
A questão mais importante é que seu filho entenda COMO , QUANDO e PORQUE as armas- quaisquer que sejam,- mesmo aquelas ditas "de brinquedo”, são inconvenientes. Todos temos a agressividade dentro de nós, em maior ou menor grau e não devemos estimular o que em nós não é bom para nós nem para os outros. Os dardos são, de fato uma arma. Pode-se ferir desnecessariamente alguém por uma brincadeira e ficamos marcados para o resto da vida... Há tantos e tão maravilhosos esportes que ele pode praticar hoje!
Que seu filho espere a idade de alistar-se nas forças armadas- por exemplo - e então aprender corretamente a usar armas, até mesmo se desejar competir nas Olimpíadas, mas sabendo COMO, QUANDO e POR QUE.
Faz muito bem escutar um NÃO enquanto se está em família e se é tão amado que até este NÃO seja entendido como ato de Amor...
A diferença das idades dos seus filhos dá a impressão de que o de 11 anos seja bastante mimado até mesmo pelos mais velhos e isto dificulta dizer NÃO, mas é necessário, com carinho e firmeza ! Haverá uma reação na hora, mas ele é inteligente, sabe-se amado e ama vocês e saberá entender e esperar! Boa sorte e podem voltar a falar comigo, ok?
Atenciosamente, Mannoun

2 – B. diz: Como posso fazer minha filha entender que ser símbolo sexual não é vantagem e sim um atestado de vulgaridade? Ela tem 16 anos e fica treinando caras e bocas na frente do espelho pra fazer na rua com as amigas. E as roupas que quer usar já beiram a vulgaridade, ela abre botões, corta blusas no cumprimento e as saias também.
RESP: Caro(a) A.
Com todo os apelos da mídia, desfiles, top models, etc. é muito comum que as adolescentes confundam sensualidade normal com o exagero e a exibição, o culto abusivo do corpo.
Cabe aos Pais uma conversa com ela,bem calma, serena , franca e de coração a coração sobre os Valores da sua Família, e com que carinho vocês tem cuidado da Educação dos filhos dentro das Virtudes e dos Valores. Mostrem a ela o valor de uma jovem e a pérola que ela é e que deve ser cuidada, cultivada e bem guardada para poder bem descobrir o verdadeiro sentido de sua vida e de seu viver.
Ela estuda? Tem irmãos, tarefas em casa, boas amizades? Pratica esportes?
Sejam pacientes e não se cansem de estar atentos, chamar a atenção com carinho, ajudá-la a ir separando as roupas maltratadas e não oferecendo novas roupas até que ela saiba valorizar aquelas que possui. Mostrem o quanto custa adquirir, sem lamentar gastos, mas alertando. Não a comparem - que ela descubra o quanto vale e como é importante para vocês!
Se ela gosta de ler, há bons livros sobre o tema - consultem a Editora Quadrante através da internet e peçam opinião e sugestões .
Fico a seu dispor. Atenciosamente, Mannoun


3 - A. diz: Dra minha filha tem 17 anos e ficou noiva de um rapaz de 25 e agora diz que vai casar no final deste ano, sem ainda nem ter completado os 18 anos e sem ter terminado o segundo grau. Estou muito preocupada e não sei como agir. São dois jovens, e ele recém formado em Publicidade e com um emprego muito fraco. Como devo agir?

RESP:Caro(a) A.
Não sei como é a vida familiar de vocês, se tem mais filhos, como é o relacionamento entre todos e porque aos 17 anos sua filha ainda não ter completado o Ensino Médio.
Que faz ela em casa? Trabalha em atividades domésticas? Faz esportes, tem amigas? Sai com elas? Desculpem as perguntas, mas são necessárias para poder ajudá-los....
Em primeiro lugar, é necessário ter muita calma e, sem aflições, ter com sua filha uma conversa cheia de carinho e serenidade. Expliquem o quanto vocês a amam, com que carinho ela foi desejada, esperada e é cuidada por vocês até hoje.
Perguntem que acontece com ela, se há algo na família que a incomode, por que a pressa em ficar noiva e casar-se ? Esperem que ela se pronuncie e que abra o coração.
Ouçam atentamente, sem pressas,não discutam, falem mansamente, aguardem.
Depois, dependendo da resposta dela (ou não) , peçam que - pelo menos,- complete o Ensino Médio e enquanto isso, faça algum curso profissionalizante, dentro das aptidões e do gosto dela porque a vida atual exige que o casal tenha possibilidades de trabalho e não só o marido. Após completar estes estudos e também os 18 anos, então vocês voltarão a conversar, porque é necessário o consentimento dos pais para que os filhos se casem antes dos 18 anos até pelo completo amadurecimento biológico do jovem.
Enquanto isso peçam a Deus que os ilumine a todos e importa muito que tenham a seguir a mesma conversa com os noivos juntos e também com os pais dele, para se sentirem tranqüilos de terem feito o que os pais devem fazer- orientar, esclarecer, ajudar, COM MUITO AMOR .
Boa sorte e fico a seu dispor. Atenciosamente, Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

Dra como devo orientar minha filha sobre sua sexualidade, suas mudanças no corpo? Ela tem 9 anos

Anônimo disse...

como fazer para um adolescente dormir mais cedo?

Anônimo disse...

Como fazer para um bebê parar de chorar?
Meu filho de 1 ano não para de chorar toda a madrugada às 3 da manhã.

Liana Clara disse...

As respostas da Dra Mannoun sempre se encontram no blog as segundas, estas de hoje estarão na segunda dia 21/2
É só abrir a página principaç do blog na segunda

Postar um comentário