logo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Compras com as crianças

Hoje fazendo compras no mercado me deparei com uma cena conhecida minha, e já bem antiga, mas que, ao vê-la, me fez rememorar todos os detalhes de uma que me aconteceu. Com certeza é uma cena de muitas mães de família, que precisam fazer compras no período de férias das crianças.

A mãe estava já no caixa passando suas mercadorias e os quatro filhos correndo ao seu redor, muito alegres e vibrantes com toda a energia possível de crianças que estão livres do ano escolar. Ela, meio amortecida pela confusão vigente, já não sabia mais o que fazer, se embalava as compras ou corria atrás do menor que fugia a todo momento para se aventurar em outras caixas registradoras.

Quando eu estava começando a ficar impaciente com a gritaria lembrei-me de uma cena minha com meus cinco filhos mais velhos, ainda pequenos, num grande mercado na Barra da Tijuca. Isso fez com que eu me acalmasse e até achasse graça das crianças correndo ao meu redor. Os meus fizeram coisas piores e nem por isso alguém perdeu a calma com eles.

Precisamos buscar sempre na memória nossas histórias para que tenhamos mais paciência com os outros, principalmente nesta ocasião de férias escolares.

É uma realidade a garotada em casa nos meses de janeiro e fevereiro e também é real que tenhamos que fazer as nossas tarefas habituais com eles e para isso precisamos nos munir de bom humor, boa vontade e, acima de tudo, MUITA PACIÊNCIA. Eles têm um ritmo diferente e precisam de muitas atividades para ficarem cansados, como nós ficamos com apenas um carrinho cheio de compras.

Uma sugestão que dou é a de dividir a lista de compras e dar aos maiores algumas tarefas no mercado, mas sem perdê-los de vista. Como encher um saco com batatas, ensinando a escolher as melhores, ou pegar os artigos que estão nas prateleiras mais baixas, assim poupando as nossas costas e divertindo a meninada.

Vamos ser mais tolerantes com os filhos dos outros nestes lugares público,s e assim passaremos nosso “passeio de compras” de forma mais divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário