logo

sábado, 5 de dezembro de 2009

Dicas para alimentar as crianças – com os olhos e com nutrientes

Montar um prato bem colorido faz bem à saúde:
A Dra Mannoun costuma dizer que “um prato colorido e bem arrumado faz bem a saúde e ajuda a abrir o apetite das crianças”.
As cores dos alimentos representam uma predominância de nutrientes, que trazem benefícios a saúde e previnem muitas doenças.
Quando deixamos a opção por conta do gosto das crianças, acabam por comer tudo apenas amarelo e vermelho. Por conseguinte, deixam de absorver muitos nutrientes necessários à saúde geral. Os hambúrgueres, as batatas fritas, os refrigerantes, os pães recheados, apenas, não complementam as necessidades diárias de cada um.

Quanto mais cores pusermos nos pratos dos nossos filhos, mais completa será a refeição, pois conterá alimentos ricos em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e alguns sais minerais.

Carboidratos - importante fonte de energia;
Proteínas – a sua função principal é na estruturação de células, mas elas também atuam na defesa do corpo, porque anticorpos são proteínas, e também agem no metabolismo e agem também como enzimas.
Lipídios - reserva energéticas;
Vitaminas e sais minerais - atuam como reguladores, junto com outro nutriente, para formar alguma substância, como no caso do cálcio estruturando ossos e dentes, ou motivando uma reação no corpo, como no caso da vitamina C, útil para cicatrização. A vitamina C também atua como antioxidante e ajuda na síntese de colágeno da pele.

Vejamos algumas cores e seus valores:

Os alimentos laranja (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina) são ricos em vitamina A, vitamina C, *Betacaroteno - excelentes no auxílio de retenção hídrica e nos processos inflamatórios.

Os amarelos são ricos em vitamina A e C, antioxidantes como betacarotenos e luteína. Eles são ótimos para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficiam a visão noturna e aumentam a imunidade do organismo. Temos, por exemplo, os queijos, a manteiga, gema de ovo abacaxi, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit (toranja).

Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o estresse. Pimentão vermelho, tomate, beterraba, repolho roxo, maçã, morango, uva vermelha, melancia e cereja estão na classificação dos alimentos vermelhos e apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O molho de tomate caseiro é a melhor fonte de licopeno.

Os verdes destacam-se pela quantidade de clorofila, que é um potente energético celular; betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes; vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Temos: espinafre, uva verde, aspargos, brócolis, repolho, escarola e kiwi, que são alimentos verdes, Outros que podem ser destacados são a acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, manjericão, abacate, abobrinha, quiabo, vagem, ervilha, limão e pepino.

Os alimentos brancos, que são ricos em substâncias antiinflamatórias, antifúngicas e antitumorais (protegem contra cânceres). Podem ser destacados o alho e a cebola.

É sempre bom lembrar: não existe alimento que contenha todos os nutrientes, em quantidade e qualidade necessárias à manutenção da saúde e das atividades diárias. Por esse motivo, os nutricionistas recomendam que a dieta seja composta de alimentos pertencentes a vários grupos (carnes, leite e derivados, frutas, vegetais e cereais).

Com relação ao grupo das carnes, sabe-se que a carne bovina magra, similarmente à carne branca das aves (sem pele) e ao lombo suíno, é fonte importante de proteína e deve fazer parte de uma dieta balanceada com os nutrientes dos demais grupos de alimentos.

Bom apetite e ótima saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário