logo

domingo, 3 de julho de 2016

FILMES ESPECIAIS - uma reflexão para toda a família - parte 3 - Intelecto e cognitivo

 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA

 Para todos nós, que temos filhos, perfeitos ou não, (sempre há um senão num ser humano), segue alguns filmes para assistirmos e fazermos algumas reflexões em família. Tanto para a aceitação das diferenças, de algumas deficiências, quanto para a inclusão dos que nasceram fora dos padrões esperados pela sociedade. Nada como aprendermos a lidar com as diferenças, com amor e carinho, nunca faltando a caridade.

 Como disse alguém numa rede social:"  Há meninos e meninas que  ninguém convida para os aniversários, por exemplo. Há crianças especiais que querem pertencer a uma equipe, mas que ninguém escolhe, porque é mais importante ganhar, certo? As crianças com necessidades especiais não são raras. Elas só querem o que todos querem: ser aceitas!".


1 - Forrest Gump, o contador de histórias – Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

2 - Gaby, uma história verdadeira - É um belo filme de esperança, força e superação, uma verdadeira lição de vida; mostra-nos a força que o ser humano tem dentro de si para lutar por sua autonomia, independente das adversidades que o possa acompanhar.

3 - O Discurso Do Rei - Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes.

4 - Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador - o filme mostra o cotidiano de uma família comum, com problemas que muitos de nós podemos passar, e ao mesmo tempo aborda questões importantes, como preconceito, obesidade, depressão e autismo, todos esses assuntos abordados de forma ampla e muito perspicaz.

5 -  Uma lição de amor - um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

6 -  Meu nome é Rádio – Um filme sobre um jovem deficiente mental - o filme incrível retrata com maestria os valores humanos e o poder da amizade verdadeira. Indicado para assistir com a família.

7- O Primeiro da Classe - o filme mostra todos os problemas e obstáculos enfrentados, devido à Síndrome de Tourette que, à época (e também nos dias de hoje) pouco se conhece sobre. Os sintomas são, de fato, geradores de constrangimentos por parte de quem os tem. No entanto, no filme há diversas lições de vida. A primeira delas e que se destaca fortemente durante toda a obra, é a superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário