Para todos nós, que temos filhos, perfeitos ou não, (sempre há um senão num ser humano), segue alguns filmes para assistirmos e fazermos algumas reflexões em família. Tanto para a aceitação das diferenças, de algumas deficiências, quanto para a inclusão dos que nasceram fora dos padrões esperados pela sociedade.
Nada como aprendermos a lidar com as diferenças, com amor e carinho, nunca faltando a caridade.
Como disse alguém numa rede social:" Há meninos e meninas que ninguém convida para os aniversários, por exemplo. Há crianças especiais que querem pertencer a uma equipe, mas que ninguém escolhe, porque é mais importante ganhar, certo? As crianças com necessidades especiais não são raras. Elas só querem o que todos querem: ser aceitas!".
AUTISMO
1 - Meu filho, meu mundo - Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderá salvá-lo.
2 - O garoto que podia voar - Após a morte dos pais, num acidente de avião, garoto se fecha e não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é tratado como autista. Na escola, porém, se torna amigo de uma bela jovem, que conquista sua confiança e o faz "voar" sobre a cidade.
3 - Benny e Joon: Corações em conflito - O filme aborda a história de uma jovem chama Juniper Pearl (que é conhecida como Joon) interpretada por Mary Stuart, que é autista, ela vive com seu irmão Benny Pearl, interpretado por Aidan Quinn, que já no início da trama, se vê em uma encruzilhada: após a morte de seus pais, ele deveria ou não internar Joon em uma clínica?
4 - Rain man - Charlie fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas vai ao enterro, e ao cuidar do testamento descobre que quem recebeu a herança foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.
5 - Testemunha do silêncio - Um garoto autista testemunha o assassinato de seus pais. O Dr. Jake, um controverso terapeuta, tenta decifrar a mente do menino e resolver o caso.
6 - Prisioneiro do silêncio - Mulher tenta fazer o melhor que pode pelo filho autista, mas uma grande dor invalidava parte de suas conquistas: seu filho estava preso em um mundo que ela não podia atingir.
7 - Uma viagem inesperada - Corrine descobriu o amor com os seus filhos. Ela fica transtornada ao descobrir que não existia cura ou tratamento efetivo para a doença de seus filhos gêmeos. Para não se tornar prisioneira desta deficiência ela está determinada a propor uma vida normal aos garotos e começa uma jornada em busca desta nova vida. A superação é inacreditável e o sucesso dos garotos vai além do esperado.
8 - Um amigo inesperado - Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.
9 - Um time especial - O técnico da liga juvenil de baseball "River Rats" Arthur Murphy (Dean Cain), convida o jovem autista Mickey Tussler (Luke Schroder) para ser o novo lançador do time. Porém, a equipe reaje de modo preconceituoso e desaprovador. O que eles não aguardavam, era de que o menino causaria uma grande comoção na equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário