logo

sexta-feira, 28 de março de 2014

A população brasileira e o consumo excessivo de sódio

Este é um assunto de grande interesse para todas as famílias, e por isso transcrevo aqui a matéria do iG.

Por iG São Paulo    - por Lorena Araújo de Freitas*    | 01/03/2014 15:59 -      
     
O sódio é um mineral presente em diversos alimentos que nossa população consome. É muito comum encontra-lo nos alimentos industrializados e no sal de cozinha. Porém, atualmente, as pessoas vêm utilizando mais sódio do que o preconizado, pois ele é um ótimo conservante. Com o aumento das vendas de alimentos industrializados, notou-se a necessidade de aumentar a vida de prateleira de diversos produtos; por isso a indústria alimentícia utiliza muito esse mineral.

O excesso de sódio é o principal causador da hipertensão arterial, uma vez que o sódio retém água em nosso organismo, aumentando a volemia, o que faz com que o coração tenha que bombear mais vezes para conseguir distribuir o sangue pelo corpo inteiro. Pessoas que já possuem certa resistência no vaso sanguíneo, com esse aumento no volume sanguíneo terão uma resistência periférica ainda maior, ou seja, o fluxo ficará muito forte para passar pelo vaso sanguíneo, fazendo a pressão arterial aumentar.

Segundo o Guia alimentar para População Brasileira, a recomendação de sal por dia não deve ultrapassar 5g, o equivalente a 1,7g de sódio. Isto equivale a aproximadamente 1 colher de chá de sal. Porém, nota-se nos dias atuais um aumento na tendência de utilização do sódio, principalmente pela população brasileira. E se você parar para pensar, realmente a maioria dos alimentos que são consumidos possui este mineral em sua composição.

Muitas pessoas se perguntam: “Afinal quais os alimentos que possuem maior quantidade de sódio na sua composição?” Na verdade, a maioria dos industrializados possui um teor de sódio grande por porção de alimento. Porém, não existe um alimento específico que tenha uma enorme quantidade de sódio. O que acontece com a alimentação desregulada que se tem hoje é o consumo de pequenas porções de alimentos com moderada quantidade de sódio que, somados no fim do dia acabam extrapolando a recomendação.

Agora, uma dica para reduzir o consumo de sódio nos alimentos: evite comer alimentos industrializados em excesso, dê preferência aos alimentos in natura. No momento em que for preparar a comida, procure utilizar menos sal do que o habitual; em substituição, utilize outros temperos para dar novos sabores àquela comida: açafrão, sálvia, tomilho, manjericão, salsinha, coentro, orégano, entre outros. Dessa forma, sua refeição, além de ficar mais saudável, ficará rica em outros nutrientes que não o sódio, melhorando assim seu valor nutricional.

* Lorena Araújo de Freitas é nutricionista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), residente multiprofissional em Nutrição Clínica e mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Um comentário:

Patricia disse...

Legal! Abaixo saquinhos de batata frita industrializadas; na pipoca, chega o que vem na hora da compra, ou a que já se coloca ao fazê-las em casa. Para se der fome no cinema, ou só "vontade de mastigar" nas horas mais emocionantes, porque não levamos num saquinho algo preparado em casa com mais cuidado? Às vezes, aproveitando nas mínimas coisas, e fazendo a conta, já dá pra melhorar esse excesso de sódio.

Postar um comentário