logo

sábado, 2 de março de 2013

Muçulmanos e cristãos - convivência fraterna

Este é um testemunho verídico de três estudantes de religiões não católicas, como apresenta o texto, que vivem em uma residência estudantil do Opus Dei. Como essa, há várias espalhadas pelo mundo, que acolhem sem exigir conversão ou qualquer tipo de adesão à religião católica. É uma característica da Obra, como a chamamos, respeitar acima de tudo a "liberdade das consciências", como denominava S.Josémaria Escrivá, seu fundador, à liberdade fundamental que Deus permite a todos os seres humanos, sem exceção.

A experiência de dois muçulmanos e um ortodoxo turco na Residência Nideck.


 Alik, Timur e Kami são três estudantes que residem em Nideck, uma residência de Estrasburgo (França), dirigida por membros do Opus Dei. Nessas residências convivem habitualmente estudantes de diversas raças, culturas, religiões e modos de pensar. Alik e Timur, muçulmanos, são oriundos de Kabardino-Balkaria (República do Cáucaso). Kami é ortodoxo turco.

Qual o motivo da escolha para ir viver numa residência dirigida por católicos?

 
Alik: Sim, realmente, pode parecer paradoxal que um jovem muçulmano viva numa residência católica; mas não é. Pelo contrário: põe em evidência que pessoas de diversas culturas e religiões são capazes de se entender e viver em harmonia. Porque é que escolhi Nideck? Pois, para demonstrar a muitas pessoas que conheço e ao mundo, que é algo possível. Sinto-me satisfeito com a minha escolha e estou agradecido a esta residência e às pessoas do Opus Dei que a dirigem.


Timur: É uma residência bem organizada e parece-me que é um lugar ideal para um estudante. Pode-se trabalhar num ambiente amigável – mesmo familiar, diria eu – entre pessoas que sempre estão dispostas a ajudar-nos.


Kami: Bom… Realmente, quando cheguei a Estrasburgo, as aulas já tinham começado e muitas residências já estavam cheias; por isso decidi vir para Nideck, sem dar demasiada atenção ao facto de que tivesse ou não relação com o Opus Dei.


Qual foi a vossa experiência, agora que conheceis mais de perto o catolicismo?

 
Alik: Que temos muitas coisas em comum, quando se quer viver de forma reta e preocupando-nos com os outros.
Timur: Só tenho boas experiências; e vi que não há assim umas diferenças tão grandes entre as ideias que o catolicismo propõe e o Islão.


Kami: Pelo que vi, o catolicismo baseia-se em regras bastante estritas, mas lógicas. Penso que essa lógica faz com que as pessoas sigam a religião.


Experimentaram algum tipo de pressão para que se convertam ao catolicismo, alguma crítica ou desprezo pela vossa fé?

 
Timur: De modo nenhum!


Alik: Nunca houve qualquer pressão, crítica ou menosprezo para com a minha fé. Essa pergunta faz-me mesmo rir.


Kami:
Embora Nideck seja uma residência católica, nunca vi o mínimo desprezo para com a minha religião. Toda a gente pode praticar a sua com plena liberdade.


O que é que pensam da Igreja Católica?

 
Alik (com expressão de surpresa): Agrada-me o fato de que a Igreja ajude milhões de pessoas e não se fique em meras declarações teóricas. E aprecio particularmente a sua reação diante da injustiça.

  http://www.opusdei.org.br/

Um comentário:

Patricia disse...

Muito oportunos esses depoimentos!
Não só pela VERDADE que é possível todos se entenderem quando há esforço e respeito entre sí,mas tb. serve como INCENTIVO para que mais JOVENS venham ao Rio para a JMJ-Rio 2013!

Postar um comentário