logo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A fome é a melhor cozinheira

Neste período de férias escolares, as crianças e os jovens costumam mudar o ritmo diário. Dormem mais horas, ficam mais tempo diante da TV, computador e acham que férias é comer bobagens, dormir e não fazer nada.

Essa é a melhor hora para ensinarmos aos nossos filhos algumas regras para aproveitarem melhor este período.

Com essa vida pouco saudável que passam a viver, eles começam a reclamar de tudo, acham que a comida é fraca, pouco apetitosa ou até mesmo ruim. A dica maior é levá-los ao cansaço físico extenuante, arrumando brincadeiras ao ar livre, caminhadas, passeios de bicicleta ou até uma boa praia, quando o tempo permitir. Todas essas coisas abrirão um apetite fenomenal e transformarão uma simples macarronada com almôndegas, num prato dos deuses.

Acabei de lembrar uma história antiga, que minha mãe gostava de contar, o nome era: “a sopa do fundão”.

“Em umas férias, a família do senhor Alberto foi visitar a avó que morava num sítio bem longe, no interior, que costumavam chamar de fundão, visto ser lá no fim do mundo à esquerda, como a mãe das crianças gostava de dizer.

Pegaram seu fusquinha e pra lá partiram, bem cedinho, o casal e os dois filhos, que eram muito ruins para comer. No meio do caminho furou um pneu e o Sr Alberto verificou que o estepe estava furado também, o jeito era seguirem a pé, faltavam uns bons quilômetros pela frente.

O pai animado foi na frente, seguido pela esposa e pelos filhos que só reclamavam do calor, dos insetos e aos poucos foram ficando com uma grande fome, e se queixavam disso também.

Depois de várias horas de caminhada, avistaram o sítio da vovó e isso os animou a correr até a casa. Lá chegando, após os cumprimentos, foram logo dizendo sobre a fome que sentiam. Na mesma hora foi colocada uma mesa e servido uma sopa de legumes, sendo devorada com alegria por todos.

Passados os dias de férias, voltaram pra casa e pediram a mãe que fizesse uma sopa igual a da vovó. Ela então resolveu pedir a receita, para que fizesse da mesma forma. Qual não foi sua surpresa, quando verificou ser a mesma receita que sempre fazia e comiam de cara virada.

A vovó explicou que o ingrediente diferente que a sopa tinha era, simplesmente –- a fome!”!

Um comentário:

Anônimo disse...

Então, me dá o nome dessa cozinheira, por favor?
Anônimo

Postar um comentário