logo

terça-feira, 21 de julho de 2015

Nossa fada madrinha

Mês passado a minha madrinha fez aniversário e ao telefonar para ela recebi algumas bronquinhas por não ligar com mais constância, por não ser uma boa afilhada sabendo que ela já está velhinha, e precisa de mais cuidados. Fui logo me justificando, falando da vida agitada, da correria do dia a dia, dos filhos,( quem já me conhece sabe que tenho 9 filhos), mas depois fiquei pensando na necessidade de priorizar o tempo, e selecionar as coisas importantes e as difíceis, e dedicar um tempo a elas, semanalmente.

Minha sogra gostava de dizer: “ minha filha velho não espera”. Assim, deste modo, mostrava que o tempo para as pessoas mais idosas era algo cada vez mais escasso.

A madrinha de batismo é uma figura importante, quando ficamos grávidas; uma das coisas mais preocupantes para nós pais é escolher quem batizará o nosso bebê. Alguém que de fato venha a  nos substituir numa eventualidade, tanto humanamente quanto espiritualmente. Aquela pessoa que levará a diante a função de educadora na fé, para este filho que vem ao mundo.

Depois de exercer por tanto tempo a função de madrinha, cuidando de rezar por seu afilhado, a cada dia, nada mais justo que o afilhado ou afilhada lhe dê um mínimo de atenção, por gratidão e carinho. Procurar nos aniversários, visitá-la ao menos uma vez ao ano, arrumar um tempo a cada mês para telefonar e saber da sua saúde, ouvir um pouco das suas queixas e alegrias. 

Os afilhados também tem um dever com quem os acompanhou no sacramento, após chegar a idade adulta: o dever de rezar por essa pessoa que nos acolheu quando eramos pequeninos e indefesos, e o dever de dar carinho sempre que pudermos.

4 comentários:

Patricia disse...

Linda idéia! Já fui "má afilhada", mas me "redimi" um bom tempo até minha madrinha ir pro Céu. Acho que ela ficava muito feliz com minha "falação" pois após sua morte, Liana, a moça que ela criou como filha e morava ainda com ela, me disse quando perguntei se eu 'atrapalhei' alguma vez demorando demais na visita. A resposta que ouvi me deixou muito tranquila e comovida: " A madrinha sempre dizia assim que você ia embora: "lá se foi o meu RAIO DE SOL!" Pode? Depois dessa, caprichei mais ainda no carinho, rezando pra ela e o meu padrinho.
Bjsssssssss
Pat FELIZ

Pat disse...

Não entrou ainda? Enviei esta manhã; de qualquer modo, é um ótimo conselho que está dando, Liana!
Abração, e rezemos tb. pelas madrinhas e padrinhos.
Pat

Liana Clara disse...

Engraçado Pat que seu outro comentário não apareceu aqui, mas apareceu nos meus emails.
Vc falou sobre sua madrinha. Muito bacana ela te chamar de Raio de Sol. Sinal de que você iluminava os dias dela.
Vamos ver se consigo, pelo menos, ser uma lamparina pra minha madrinha, rsrsrsrs
Beijos

Liana Clara disse...

Achei o comentário! Tinha ido pra Spam. Já está postado acima.

Postar um comentário