logo

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Priorizando as tarefas domésticas

Por Carol Balan

Hoje vou falar um pouco sobre as tarefas que separei para cumprir em cada dia. Eu as separei em grupos: essenciais, principais, talvez e luxo.

As tarefas essenciais precisam ser cumpridas todos os dias, custe o que custar!

São elas: dar banho, escovar os dentes, oferecer 3 refeições principais (café, almoço e jantar) e rotina da manhã (para a casa). Parece até que consigo ver o sorriso no canto do lábio do leitor, seguido do pensamento: "uau, só isso? Que drama, nem precisava listar como tarefas a serem cumpridas!". Mas, sério, se nunca aconteceu com você, comigo já aconteceu e não foi só uma vez! Aquele dia que junta absolutamente tudo: noite sem dormir, humor de dragão, bebê chorando, filhos brigando, o gás acabou, o telefone não para de tocar... nesse dia eu simplesmente abandono qualquer pretensão de ser gente e viro bicho preguiça. Para não passar o dia inteiro sem fazer NADA (afinal, não sou mais adolescente e não posso me dar esse luxo), defini essas tarefas como essenciais e que TÊM que ser cumpridas. De preferência, seguindo um horário fixo, que aqui é banho do bebê por volta das 15h, dos mais velhos por volta das 18h. Refeições principais são às 8h, 12h e 19h. Os lanches da manhã e da tarde os meninos já sabem preparar lanches simples: como montar sanduíches e preparar frutas (banana, maçã etc. Algumas já deixo lavadas na geladeira). Escovar os dentes após as refeições (eles escovam sozinhos) e a última da noite eu reviso e passo fio dental. A rotina da manhã, sigo as dicas da FlyLady, que consiste em: levantar e se vestir, arrumar a cama. Ela coloca mais algumas atividades, mas nesses dias só sigo essas.

As tarefas principais fazem parte da rotina diária, devem ser feitas todos os dias, mas, em caso de emergência, podem ser deixadas de lado, se for apenas por um dia. Que são, além das anteriores: rotina da manhã completa, estudos dos meninos, lanche da manhã e da tarde, organizar ou limpar a casa. A rotina da manhã completa inclui fazer maquiagem (não tenho feito), colocar roupa pra lavar e limpar o banheiro (rapidamente, você usa um produto em spray para o vaso e limpa com um pano ou papel toalha, faz o mesmo no lavatório). Os estudos dos meninos têm um horário especial que seguimos, quando falha um dia, compensamos no outro. Os lanches, que são sempre uma fruta pela manhã e um lanche mais caprichado à tarde. E organizar ou limpar a casa é colocar em ordem um cômodo que esteja muito bagunçado, passar vassoura ou mop (esse é um salvador!) nos quartos ou na cozinha e lavanderia. Também procuro deixar sempre a sala principal da casa arrumada e sem a presença das crianças, como já comentei no texto sobre a sala sem televisão (veja clicando aqui).

As tarefas que talvez serão cumpridas são as que já fariam parte de uma rotina normal: organizar o armário da cozinha, arrumar uma gaveta, separar brinquedos para jogar fora, cozinhar algo mais demorado, fazer as unhas, cortar as unhas das crianças (gente, três crianças são 60 dedos!)

E, finalmente, naquele dia que tudo está indo às mil maravilhas, eu faço aquelas coisas que entram na categoria luxo: um bolo com recheio e cobertura para o lanche, um jantar romântico pro marido, montar quebra-cabeça de mais de 1000 peças (amo!) etc.


Como o bebê ainda é muito pequeno, não incluí as saídas de casa, mas quero colocar ao menos três passeios por semana em praças e parques, sendo um deles no final de semana para o pai poder ir também. Outro item que ainda não sei como vou acrescentar à rotina é um horário para os meus estudos, pois iniciei na segunda quinzena de março um curso online de filosofia e preciso garantir entre 7 e 20 horas de estudos semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário