Por Carol Balan
Nos últimos textos, falei sobre algumas mudanças que fui fazendo aqui em casa para melhorar a rotina e fazer o tempo render mais. Hoje vou falar um pouco sobre alguns pequenos hábitos que fui incluindo e que me ajudam muito.
Agenda diária
Nos últimos textos, falei sobre algumas mudanças que fui fazendo aqui em casa para melhorar a rotina e fazer o tempo render mais. Hoje vou falar um pouco sobre alguns pequenos hábitos que fui incluindo e que me ajudam muito.
Agenda diária
Ter uma lista de afazeres para ir riscando conforme eu cumpro foi algo que me ajudou de maneira surpreendente! Tarefas longas ou grandes quantidades de tarefas são ainda um desafio para mim: Quando me deparo com uma situação assim, eu travo, não sei por onde começar e acabo não fazendo nada ou fazendo muito pouco. A maneira que mais funciona para mim é um arquivo no Word, coloco o dia e a lista de itens que preciso cumprir. Conforme vou realizando as tarefas, pinto a linha de vermelho. Essa lista tambem pode ser feita em agenda, papel pregado à geladeira, celular.
Post it
Aqueles bloquinhos de papel amarelo que tem um adesivo atrás são uma excelente ajuda para lembrar de coisas importantes. Você anota o que não pode esquecer e coloca em lugares estratégicos: Espelho do banheiro, porta de saída da casa etc.
Cumprir grandes tarefas em pequenas partes
Como falei, tenho dificuldade com tarefas muito grandes, por exemplo, em um dia que foi meio puxado e acabei deixando a louça do dia todo acumular na pia. Divido essa louça em partes, lavo um pouco, paro, faço outra coisa, volto para lavar mais um pouco e vou fazendo assim até terminar. Isso me levou a adquirir outro costume: Sempre que entro na cozinha, mesmo que não tenha tempo, lavo alguns copos ou uma panela, nada mais que um minuto, mas fazendo isso várias vezes, a louça não acumula. (Depois da lava-louças não preciso tanto desse recurso). Aplico isso a todos os cômodos: Recolho um pouco de bagunça do quarto dos meninos, na próxima vez recolho roupas do chão, na outra guardo os sapatos etc.
Quando é a roupa para passar que acumula, separo em algumas pilhas e vou passando aos poucos, ainda que o faça no mesmo dia, só de pegar pequenas pilhas em lugar de uma montanha já me faz muita diferença.
5 comentários:
Muito boa ideia, Liana! Mudar a tarefa dá uma aliviada. Uma das coisas que muito me ajudou foi marcar apenas um dia para compras de farmácia. Criei um grupo no Whatsapp e, um dia antes, envio a mensagem aos moradores da casa, lembrando. Quem precisa de remédio se manifesta por escrito. Simplificou bem, antes os pedidos pingavam a semana toda!
As idéias foram da Carol! Mas gostei muito da sua também. Neste mundo internético nada melhor do que o uso do Whatsap para esses avisos gerais.
Aqui também os remédios a comprar surgem todos os dias. Vou usar teu método, Stella!
Beijos
Também gostei dessa idéia do Whatsapp!! Muito bom usar os recursos digitais pra facilitar a vida!! =)
Show de dicas Carol, quando estou em casa tenho feito assim tbm!
Show de dicas Carol, quando estou em casa tenho feito assim tbm!
Postar um comentário