logo

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vantagens e desvantagens do livro eletrônico

Por Pedro Paulo

 Agora que há diversos modelos de leitor de livro eletrônico no mercado, algumas pessoas tem perguntado quais são as vantagens e desvantagens de ler um livro digital.

Como pontos positivos podemos listar:

Portabilidade: o livro eletrônico é lido num leitor que tem a espessura de menos de um centímetro e pesa menos que um celular. No caso de livros, portabilidade permite ler mais. Ler, por exemplo, no metrô lotado ou em pé no ônibus.

Custo: o aparelho custa mais caro, mas os livros eletrônicos costumam ter um preço 30% inferior ao livro físico.

Com relação aos pontos negativos, os principais são:

Não é possível emprestar livros. Na maior parte dos sistemas de leitores de livros eletrônicos o empréstimo é complicado ou em alguns casos impossível.

Não são algo físico. Para muitas pessoas o ato de virar páginas e sentir o papel ajuda a estar imerso na leitura e aproveitar mais intensamente o livro.

Então devo comprar ou não um leitor de livros eletrônicos? A melhor resposta para isto é que é uma questão de gosto. Se você se adapta bem ao leitor, se lê com frequência e precisa ler em locais nos quais um livro é desconfortável eu recomendaria um leitor eletrônico. Mas não esqueça que o leitor eletrônico convive bem com os livros em papel e que algumas obras você preferirá ter em sua estante real. Sugiro que vá a uma boa livraria e teste um aparelho para ver se está confortável com ele e aí pondere os pontos acima e veja se é o momento ou não de adquiri-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário