logo

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Meu segredo: Como fazer bolo

Por Carol Balan

Não gosto quando ouço alguém dizer que não sabe fazer bolo!! Na verdade não me conformo com isso: acredito que toda pessoa possa ser capaz de fazer bolo, sim!! Vou compartilhar alguns dos meus macetes para fazer um bolo bem fofinho, bem rápido, bem simples e, o mais importante, bem gostoso!!

Apesar de sempre procurar novas receitas de bolo, essa massa básica de pão de ló é a minha preferida, e muito simples de fazer; aquela receita que sei de cabeça e que faço sempre que preciso que o bolo que fique pronto rápido.

O que você precisa - Ingredientes: ovo, açúcar, leite, manteiga, farinha, fermento. Utensílios: batedeira, fouet (o batedor de bolo), assadeira untada (coloque um pouco de óleo ou manteiga  no fundo da assadeira e espalhe com papel toalha ou pincel, coloque um pouco de farinha e espalhe bem), copos e colheres de medidas, peneira (se quiser peneirar a farinha).

As medidas dos ingredientes são muito simples: 4 : 2 : 1, ou seja: quatro ovos para duas xícaras de farinha e duas de açúcar para um copo de leite, uma colher de manteiga (pode caprichar na manteiga) e uma colher de fermento. Com essas medidas é possível decorar a receita muito rápido! Assim você já ganha um bom tempo no preparo!

Para fazer o bolo  é muito fácil: coloque na batedeira os quatro ovos inteiros (nada de separar claras em neve para esse bolo, estamos com pressa!!) e as duas xícaras de açúcar (se não quiser pesar na consciência, pode diminuir um pouco e colocar uma xícara e meia, eu faço isso às vezes!). Bata na velocidade alta. Enquanto a batedeira trabalha, vá adiantando os demais passos: separe todos os ingredientes (ou faça isso antes de começar, para não faltar nada!), unte a assadeira, coloque o leite para esquentar. Aqui tem mais uma dica: coloque a manteiga (ou margarina) junto com o leite. O leite não pode ficar muito quente, você pode colocar o dedo, para testar se já está morno ou, assim que a manteiga começar a derreter, você pode apagar o fogo que até o momento de usar, a manteiga terá derretido completamente e o leite estará em temperatura adequada para usar.

Desligue a batedeira quando o ovo e o açúcar dobrarem de tamanho, formando uma massa fofa e clarinha, se achar que ainda não cresceu bastante, pode deixar bater mais um pouco. Quanto mais bater, mais a massa fica aerada.

Terminada essa etapa, a batedeira não será mais utilizada, a partir daqui, só vamos bater o bolo usando o fuet. Pode ser uma colher de pau ou uma espátula, mas o fouet é bem melhor: com ele conseguimos misturar os ingredientes com muito mais facilidade, o que deixa o bolo mais fofo.

Na segunda etapa, vamos acrescentar, intercalando, a farinha e o leite com a manteiga. Se quiser peneirar a farinha o resultado é ainda melhor. Coloque um tanto de farinha, um tanto de leite e misture delicadamente. Não tem muita medida para isso, você vai colocar a farinha e o leite e misturar, faça isso em duas ou três vezes. Quando estiver bem misturado, a massa ainda deve ter mantido aquela textura de quando terminou de bater os ovos. A última etapa é acrescentar o fermento e a dica aqui é mexer o mínimo possível, bem devagar, só para misturar à massa. O ideal é misturar apenas algumas vezes, quanto menos mexer, melhor.

Coloque o bolo na assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 30 a 40 minutos. Não abra o forno durante o tempo de assar. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito de dente, se sair limpo, pode apagar o fogo. Eu prefiro deixar esfriar no forno, com a porta semi aberta, para não correr risco de tomar corrente de ar e o bolo baixar.

Nunca fez bolo ou não acerta? Tenta esse e vem me contar como ficou! Se não der certo, não desista a primeira, tenho certeza que você também vai conseguir um bolo fofo e delicioso!

No próximo texto, vou dar dicas para mudar o sabor do bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário