logo

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EAD - Aprendendo com a Educação à Distância

Por Maite Tosta

 

Nos anos 90, cursos à distância - “por correspondência” ou “de banca de jornal” eram mal vistos e sinônimo de superficialidade e formação “falha”. A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi tornando os cursos EAD online melhores em termos de conteúdo e apresentação.coursera (tambem em portugues)

Há cursos autoinstrucionais (em que basta estudar os materiais do curso, sozinho, sem interação com outros cursistas ou tutores) e os cursos com tutoria, em que há um professor – tutor a conduzir os debates e a construção colaborativa do conhecimento, há os totalmente à distância e os semi-presenciais, onde há avaliações em pólos presenciais.

Meu primeiro contato com um curso online foi em 2001, quando era funcionária do Banco do Brasil. O Banco mantém uma Universidade Corporativa, através dos quais realizei vários cursos, a maioria deles relacionados à minha área de atuação no Banco. Hoje, há três cursos da UniBB também direcionados à comunidade em geral, sobre planejamento e saúde financeira => UNIBB (clique no nome).

Iniciei o curso de graduação em Direito, pela Estácio de Sá, em 2003, e algumas das disciplinas eletivas foram oferecidas na modalidade online, com debates em fóruns monitorados. Concluí o curso em 2008, e no ano seguinte iniciei uma pós-graduação em Direito Constitucional, totalmente online, na mesma Universidade. Defendi meu trabalho de conclusão de curso (TCC) via Skype, com minha filha nos braços, pois estava amamentando!

A educação à distância pode simplificar bastante a vida, pois podemos administrar nosso estudo de acordo com nossas circunstâncias. Pode-se aprender de tudo, estudar para concurso, concluir uma pós… pode-se estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Por outro lado, o aluno, na EAD, precisa se disciplinar e tentar dedicar pelo menos uma hora por dia ao estudo, a fim de otimizar o aprendizado.

Hoje sou tutora de cursos online, e cada vez mais apaixonada pelas possibilidades que a EAD abre para todos. Quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível! Por isso, listo abaixo algumas instituições e sites que oferecem cursos abertos à comunidade, na modalidade EAD. Aproveite!

eduK

eduK – CURSOS ONLINE – “A eduK conecta alunos e professores por meio de videoaulas, realizando diferentes cursos via Internet, rompendo barreiras geográficas e ajudando na evolução e no desenvolvimento profissional daqueles que não têm tempo de fazer um curso presencial ou preferem estudar de forma mais independente.”

Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal) – Cursos à distância sobre diversos assuntos, como Política, acordo ortográfico, Ética, Direito, Relações Internacionais, administração pública, etc.

 EAD da Câmara dos Deputados – Cursos à distância sobre diversos assuntos, como processo legislativo, Administração do Tempo, Atendimento ao Público, Cerimonial e Protocolo, Educação Financeira, Elaboração de Projetos, Cidadania, entre outros.

Coursera – “O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos.” (897 cursos disponíveis, em Inglês, Português e outras línguas!)

CEAJUD / CNJ – O Centro de Formação do CNJ ainda disponibiliza poucos cursos abertos à comunidade. Um deles é o “Conhecendo o Poder Judiciário e o Papel do CNJ”, do qual tive o prazer de ser um dos conteudistas. Ele abre inscrições periodicamente, fique ligado!

E aí, já teve experiências com a EAD? Conta pra gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário