logo

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ansiedade Digital

A velocidade nas comunicações é algo que facilita muitos aspectos da nossa vida, mas que também tem seu lado negativo. Um dos aspectos negativos é a ansiedade criada pela urgência. A ansiedade é este sentimento difuso de medo de algo que não conseguimos localizar e, para explicar como isto pode ser amplificado pela velocidade de comunicação, conto uma breve história.

Rebeca é uma universitária que está namorando Tomás. Na semana passada eles brigaram e agora Rebeca quer se reconciliar, mas, ao invés de telefonar, manda uma mensagem via WhatsApp, dizendo: “queria falar com você”. Devido à tecnologia, Rebeca sabe quando Tomás recebeu a mensagem e fica aguardando uma resposta. Passa um minuto, passam cinco minutos e a ansiedade começa a crescer: “será que ele não quer mais saber de mim?”. Passam 10 minutos. “Será que ele decidiu me ignorar?” Passa meia hora. Rebeca já não consegue mais se concentrar no trabalho, cada vez que seu celular vibra há uma urgência de olhar a tela. Será a resposta? Cada minuto, cada vibração do celular, faz aumentar a angústia. Chega a noite, um dia de trabalho arruinado e uma mistura de ansiedade e raiva toma conta dela.

No dia seguinte, ela recebe um buquê de flores com uma mensagem: “Desculpe, esqueci o celular no taxi e só vi há pouco sua mensagem”.

A velocidade nas comunicações é uma grande ferramenta, mas quando ficamos escravos desta velocidade e deixamos a imaginação preencher os minutos até uma resposta. Sofre-se inutilmente e deixa-se de fazer muitas coisas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário