logo

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Moda inteligente e um Feliz Natal!

Por Paula Serman

Em meados de 2014, o Rio de Janeiro recebeu a bem-sucedida Consultora de Imagem, sócia da Style Innovators, Lula Kiah, que veio nos trazer importantes dicas de moda e comportamento em um Seminário que aconteceu no Hotel Othon, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi um evento muito interessante e agradável, não só pela simpatia e competência da palestrante, como também pela sua localização e pela animação das mulheres inscritas - pessoas comuns, profissionais, mães de família, jovens, idosas, que queriam aprender um pouco mais sobre como melhorar sua imagem profissional e pessoal.

Sou médica e só havia "mexido" com moda quando me aventurei a ser vendedora de uma loja feminina carioca para juntar um "dinheirinho" enquanto a faculdade não começava. Confesso que sempre me preocupei em estar bem vestida e sempre curti saber como andavam as últimas tendências, apesar de não ser uma "fashionista de carteirinha". Contudo, há três anos, eu e um grupo de amigos inventamos um Bazar Beneficente, o Bossa Feminina, para ajudar a arrecadar fundos para uma associação da qual somos voluntárias. Contamos com doações de grifes cariocas famosas e de peças do acervo pessoal de amigas e conhecidas. Apesar de sermos amadoras, essa empreitada foi crescendo, conseguindo mais seguidores a cada ano e já estamos na nossa quarta edição.

O mais interessante e prazeroso, foi ver que, além de apoiarmos uma boa causa, estimulamos o "desapego" e a generosidade de nossas colaboradoras e podemos contribuir, através da seleção criteriosa das peças doadas, de uma forma muito positiva na moda carioca, vendendo roupas que tornam a mulher mais feminina e elegante, sem vulgaridade. Vimos que há muito o que fazer neste campo e o Seminário com a Lula só nos confirmou a necessidade e o interesse que tantas mulheres têm em se apresentar melhor e quão grande é o impacto disso na vida de cada uma!

Com 20 anos de trabalho com consultoria de imagem pessoal e corporativa, Lula nos ressaltou alguns pontos bem interessantes para nos ajudar a fazer compras e ter um guarda-roupa "inteligente". Alguns deles, listo aqui:

•    Vivemos uma moda mais livre. Devemos saber usar esta liberdade para criar nosso próprio estilo e adaptar as tendências ao nosso estilo pessoal. Quase tudo que se mostra na passarela não é acessível às demais mulheres, em termos de estilo, de caimento e de preço.
•    Uso tudo o que tenho no meu guarda-roupa? Tenho peças que não uso há mais de um ano? Se não a usei durante o ano, é bem improvável que esta seja útil para mim, mesmo que eu jure que vá usá-la na próxima viagem.
•    Tudo que tenho fica bem em mim? "Caibo" em todas as minhas roupas? Fico desconfortável com algum "look" por tê-lo que ficar ajeitando toda vez que o visto?
•    Na hora de comprar alguma roupa, é interessante pensar nas peças que já tenho e se a nova aquisição combinará com o meu acervo ou se será uma peça "solta" que nunca conseguirei usar.
•    As roupas são ajustáveis ao nosso corpo: bainha, pences, colocação de barras, pontos, tingimento são truques que devem ser considerados. Uma boa costureira pode fazer milagres!
•    Peças coringas! Essas são o nosso trunfo para versatlidade nas produções e uma comprar inteligente!
•    Acessórios: ajudam a mudar qualquer look, mesmo que as roupas não mudem. Atenção para a simetria e adequação ao local em que são usados. Acessórios grandes e barulhentos não são uma boa opção para o ambiente de trabalho!
•    Se a minha roupa de baixo aparece, marca ou não esconde o que tem que esconder, ela não cumpre sua função.
•    Através do que visto, reflito meus valores e a imagem que tenho de mim mesma.
•    Vestir-se bem também é um ato de respeito para com os demais, principalmente para com quem me relaciono com mais proximidade: meu marido, meus filhos, amigos, clientes, pacientes. A elegância é saber me olhar com os olhos dos demais (Ted Lapidus).

Nesta época de correria pelas compras enlouquecidas de Natal, estes pontos podem ser úteis para reformular a listinha de presentes e repensar se posso desapegar e me envolver em causas solidárias. Compras inteligentes podem ajudar a viver o verdadeiro espírito do Natal e preparar, não só a imagem externa e as roupas, mas o meu interior para presentear o Aniversariante!


Feliz Natal!

O Bossa Feminina acontecerá no dia 6 de dezembro, no pilotis do MAM, de 12 às 19 horas. Toda a renda arrecada será revertida em prol dos projetos da ADEC - www.adecprojetossociais.org.br

Participe!

Contato: bossafeminina@globo.com - www.facebook.com/BossaFeminina

Paula: pvserman@gmail.com

2 comentários:

Pat disse...

BOA SORTE MENINAS! Espero que o casacão de inverno longo preto, mais o colete de couro branco,lindão, com luvas, e o blazer de Tweed de lã cinza(meus favoritos de inverno de Floripa) consigam uma graninha legal. Se fosse bem "barratinha" eu comprava de volta, rs rs rs, mas prefiro que rendam um bom dim dim pois merecem, e a ADEC se beneficia assim!
Bjo,
PAT FELIZ!

Maria Teresa Serman disse...

Um ótimo resumo das idéias práticas que a Lula apresentou e demonstrou naqueles dois encontros fantásticos, aos quais tive o prazer de estar presente, entre as "jovens" e as "idosas", rsrsrs. Estarei neste Bossa de sábado e tenho certeza de que será ainda melhor do que os anteriores. Paula, meninas, parabéns! Isso representa muito mais do que moda e estilo; projeta uma mulher elegante em todos os sentidos.

Postar um comentário