logo

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Hora da refeição


Lá em casa minha mãe sempre foi muito rígida com o horário das refeições: ela sempre quis que todos se sentassem juntos à mesa. Muitas vezes queríamos comer na sala, mas ela sempre insistia para que ficássemos todos juntos. Na casa das minhas avós também era assim, quando reunia a família, todos se sentavam juntos para comer.

Eu me lembro com muito carinho desses momentos e acho que é muito importante para as famílias manter o hábito de se sentarem juntos na hora da refeição, ao menos uma vez por dia. Isso se torna ainda mais importante quando todos têm muitos compromissos durante o dia e acaba não sobrando muito tempo para conversar. Ao sentar todos juntos à mesa, sempre haverá a oportunidade para conversar, contar como foi o dia etc.

Uma vez vi uma ideia que gostei bastante: durante o jantar, quando a família está toda reunida, cada um fala o que mais gostou e o que menos gostou naquele dia. Essa é uma excelente opção para os pais estarem mais atentos ao que está acontecendo com seus filhos. Muitas vezes as crianças podem ter vergonha de contar aos pais alguma coisa que lhes aconteceu. Se contar o que acontece no dia for um hábito, a criança se sentirá mais encorajada e contar as coisas que acontecem e que, algumas vezes, esconde dos pais.

Aqui em casa procurei manter o costume que aprendi com minha mãe e faço questão de que as refeições sempre aconteçam à mesa. Comer na sala é raro e, quando acontece, é quase uma festa! Como meu marido trabalha em outra cidade, não conseguimos fazer todas as refeições juntos, mas sempre faço companhia a ele no café da manhã e os meninos se juntam a nós quando estão acordados. O jantar é sempre com toda a família reunida, é o momento em que o pai acabou de chegar em casa e os meninos querem lhe mostrar tudo o que fizeram durante o dia e contar tudo o que aconteceu.

Um comentário:

Pat Carol disse...

Que bom, Carol! É muito lindo a gente ver a mesa das refeições com os rostos queridos à nossa volta. Dá mais força para fazer as tarefas do dia, sabendo que está sendo esperada pra contar as novidades no próximo momento de encontro familiar. A sua ideia de conversar com os filhos e trocarem impressões do dia a dia de cada um com certeza criará um aconchego pra eles saberem que podem abrir o coração a você.

Deus os abençoe!
Abração!
Pat

Postar um comentário