logo

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Existem fadas no lar?

Eu me pergunto se os filhos pensam que existem seres especiais e etéreos em uma casa que limpam seus rastros de sujeiras.

Ensinamos aos filhos, desde pequenos a executarem tarefas domésticas, para que cresçam sabendo gerir suas próprias vidas longe de nos, quando já tem  asas para voar. Mas, mesmo fazendo essas tarefas de limpeza eles conseguem deixar seus rastros.

Hoje por exemplo pedi a um filho, pra lavar a churrasqueira e seus apetrechos. Ele lavou tudo direitinho, só que ao chegar ao tanque encontrei suas pistas: uma esponja toda preta e o tanque quase entupido de fuligem  misturada com gordura. Ao reclamar ouvi a seguinte resposta: ”Ah! Eu limpei a churrasqueira!” Como se alguma fada depois limpasse o que sobrou de seu trabalho mal feito.

Nossos filhos precisam aprender que ter uma casa compreende cuidados gerais.  Não basta arrumar um lado e bagunçar o outro.  Eles estão acostumados a encontrar tudo pronto “a tempo e a hora”, não reparam que tudo tem um custo de tempo e esforço. As lâmpadas queimadas não saem sozinhas de seus bocais, a louça não sai levitando da pia, lavada e seca e entra no armário.

Com jeito e carinho faz-se necessário mostrar-lhes o valor do trabalho do lar, para que no futuro saibam não só fazer as tarefas domésticas, como também a ter mais respeito pelos que fazem essas tarefas, e também, a se virar sozinhos em seus lares.

2 comentários:

Pat disse...

Oi, "fadinha"!

Adorei e morri de rir dessa triste realidade: limpou e deixou mais sujeira ainda!
O máximo de "civilidade" que consegui incutir nos filhos enquanto adolescentes, foi SÓ USAR UMA CANECA INDIVIDUAL a cada vez que fossem tomar água ou outros líquidos.

Assim, havia no máximo 2 canecas pra serem lavadas pela "fadinha mãe"...e isso evitou 1 dúzia de copos com restos de Coca cola, NESCAU(bem grudento da véspera) permanentemente aumentando de número, até que um dia, ao me perguntarem "cadê os copos?" Tive imeeeeeeeenso prazer em dizer que NÃO TEM NENHUM LIMPO PRA USAREM. Entrei então, com a idéia das 3 canecas, que se não fossem lavadas, ficariam assim mesmo na hora de beber alguma coisa. RAPIDINHO as 2 canecas eram lavadas pelos dois, já que uma delas estava SEMPRE LIMPINHA, rs rs rs

Unknown disse...

FlyLady! E o símbolo do método de limpeza é justamente uma mamãe-fadinha!

Por aqui até o marido limpa e deixa seu rastro e ainda é um reclamão!!! Posso com isso?
O jeito é achar medidas para organizar a bagunça que será toda refeita kkkkkkkk

Postar um comentário