logo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Cozinha rápida e prática: 5 dicas para otimizar o tempo na cozinha

Por Carol Balan

Eu amo cozinhar. Gosto bastante de fazer pratos novos e não ligo que sejam trabalhosos ou difíceis de fazer. Porém, para a comida do dia a dia, minhas escolhas favoritas sempre são aquelas de preparo rápido, prático e que façam o mínimo de sujeira. Não gosto de perder muito tempo com isso todo dia, então fui, ao longo dos anos, acrescentando algumas técnicas e costumes que foram me ajudando a otimizar meu tempo.

1- Sempre que possível, faço comida a mais: quando você faz uma carne, por exemplo, não tem muita diferença cozinhar um quilo ou dois. Você precisa de um pouco mais de tempo para temperar e cortar (eu já peço para cortar no açougue) e um pouco mais de tempo no fogo. Porém, você dobra a quantidade, mas o tempo de preparo aumenta pouco a mais. Se você não gosta de repetir refeições, é só congelar e servir novamente alguns dias ou semanas depois.

2- Faça pratos únicos: quanto menos panelas utilizar, mais rápido o preparo, menos chance de perder algum alimento que queima enquanto você prepara outro e menos sujeira para limpar depois. Além disso, o prato único também pode ser feito em maior quantidade para servir na próxima refeição novamente.

3- Escolha os alimentos por grupos e cores para garantir refeições equilibradas e nutritivas. Precisamos ter em todas as refeições ao menos um alimento de cada grupo. Variar as cores garante também a variedade de nutrientes.

4- Chame os filhos para ajudar. É muito importante que toda a família esteja envolvida nas responsabilidades da casa. Primeiro para aliviar um pouco o trabalho da mãe, mas também para preparar os filhos para o futuro. Se forem morar sozinhos para estudar, por exemplo, saberão cuidar do seu espaço com mais facilidade se já tiverem contato com tarefas como: preparar lanches, sucos e refeições simples. Além disso, quando todos trabalham unidos, o serviço acaba mais rápido e pode também ser um momento de diversão.

5- Prepare os alimentos com antecedência. Isso funciona super bem aqui em casa. Eu separo um dia da semana, (segunda-feira) e lavo toda a verdura que usarei nos próximos dias, seco na centrífuga e guardo em caixas de plástico. Ralo cenoura, beterraba, corto repolho. Cada semana preparo um tipo de salada cozida, de legumes, de grãos; farofa e sempre tenho feijão congelado. O arroz preparo para três ou quatro dias. Assim, tenho uma boa parte das refeições já pronta. Apesar de perder mais tempo na segunda, no resto da semana consigo preparar as refeições em pouquíssimo tempo.

Sugiro às amigas que acrescentem a essas dicas, suas dicas pessoais e enriqueçam mais nossa otimização de tempo na cozinha!

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimas dicas Carol, o tempo que vc gasta para fazer 2 kg de carne é quase o mesmo de fazer 4 kg, por isso, eu sempre faço comida em dobro para guardar a metade para outra ocasião daquelas em que vc chega do trabalho mooooooooorta de fome e abre o congelador e vê aquela comida que vc fez há umas duas semanas que aquecida no micro-ondas fica novinha! O delícia!

Postar um comentário