logo

sábado, 2 de novembro de 2013

Dia de finados – um carinho para os que já se foram

O dia 2 de novembro não é só o dia dos mortos, mas sim, um dia para lembrarmo-nos dos nossos ente queridos que já foram para a vida eterna, pois a alma estará sempre viva, e rezarmos por cada um. É o tempo determinado pela igreja para meditarmos mais atentamente sobre a vida eterna e o fim de todos nós. E celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” - (Jo11:25-26)

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. E o Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Alguns dados são do site: http://www.catolicismoromano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário