logo

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Adiantando refeições – Salada em vidro

Achei essa sugestão na internet e sugiro aqui como uma coisa prática para as mães. Muitas vezes temos que adiantar  comida, para os filhos, ou até para eles levarem para a escola ou trabalho, e não temos ideia de como conservar melhor uma simples salada.

 A salada no vidro é  uma salada normal, com tudo aquilo que gostamos, com a diferença de que ela será guardada em potinhos de vidro, já temperada, e pode ser conservada na geladeira por até 7 dias sem risco de estragar ou murchar.

Como preparar:

A primeira camada a ser colocada no vidro é o tempero: azeite, limão, vinagre, enfim, o tempero que você mais gostar.

A segunda camada colocar ingredientes que podem ser conservados pré cozidos como grão de bico, soja, quinoa, tofu, champignon…

A terceira camada é de legumes mais consistentes como cenoura, cebola, pepino e outros, ou tomate (fruta).

 A quarta camada é feita de elementos que ajudam a reforçar o gosto do tempero. Pode ser azeitonas, milho, ervilha, palmito, frutas cebolinha e etc.

E a quinta e última camada é formada por folhas: alface, espinafre, rúcula…

Dicas: O tempero da primeira camada não pode ultrapassar a grossura do seu dedo ou a salada vai ficar muito encharcada.

As folhas formam a camada mais generosa e devem chegar até a metade do pote de vidro. Importante: as folhas só duram bastante quando lavadas e colocadas no vidro no mesmo dia em que você as comprou.

 As folha que já está há 3 dias na sua geladeira, com certeza não vai durar os 7 dias dentro do vidro. A conserva dele dura 7 dias, porém não recomendamos tanto, para não perder as propriedades.

Na hora de comer, você pode agitar tudo antes de servir, ou misturar tudo no prato. Potes de plástico não são recomendados porque fazem as folhas murcharem depois de 2 dias.

 Se você deseja colocar atum, frango ou outro tipo de carne, o melhor é cozinhar e conservar à parte, misturando apenas no prato.

 Qualquer legume ou grão, deve estar cozido e sem sal, antes de ser colocado no vidro para que durem mais. Essas saladas são uma ótima maneira de comer bem e economizar tempo.

 É a nossa chance de reciclar aquele vidrinho de palmito ou de molho que não sabíamos o que fazer com ele.

Créditos: Receitas Saudáveis, Receita adaptada. Fit and Health.

Um comentário:

Maria Teresa Serman disse...

Oi, Liana. Gostei muito da ideia! Só tenho duas dúvidas: por que não colocar um pouco de sal nos legumes cozidos, o sal não ajuda a preservar? E outra, o vidro precisa ser esterilizado, ou basta jogar água fervendo? E só quero acrescentar, por experiência própria, que as folhas devem ser lavadas, como vc disse, mas bem secadas naquele secador de verduras, para durarem mais e não amolecerem logo. Bj!

Postar um comentário