logo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Procurando a ponta da linha

Quem já precisou ao menos uma vez na vida pregar um botão, ou soltar pipas,  sabe exatamente o que é achar a ponta, o início da linha no carretel. A tarefa muitas vezes não é fácil e requer atenção e paciência, dali sairá, então, toda a linha que vamos precisar para costurar.

Assim é também na nossa vida diária quando temos que “costurar” algo que puiu com o tempo ou com as viradas da convivência familiar.  Vamos precisar de paciência e esforço para encontrar a “ponta da linha”, o início do revés, para podermos, desse ponto, começar as mudanças ou recomeçar a luta para salvar a união de todos.

Como o centro da família é o casal, será aí o início da procura pela ponta. Nada fácil, por sinal. Temos que nos empenhar, e muito, para desembolar o carretel e tornar a por toda a “linha” no lugar.
Quando todos brigam e ninguém tem razão, teremos que instituir algum membro do lar para arrumar o jeitinho de achar a saída para recuperar a harmonia familiar. Nessa hora, entra a mulher, como sempre a famosa salvadora da pátria.

Palavrinha tão bonita, chega a soar como a uma valsa de Strauss, mas, ao mesmo tempo, muito complexa e de difícil ajuste. Harmonia....

Harmonia no samba, na pintura, no vestir-se, para tudo ela é a chave da beleza, e muitas vezes da felicidade. E a harmonia do casal deve vir a frente de tudo, a custo de luta e sacrifícios diários. Mas, como? Achando o início , a ponta das diferenças, o momento exato onde começam a ficar em desequilíbrio.

Essa receita de bolo também procuro eu todos os dias, para obter essa beleza familiar. Esse encontro de perfeição; mas , confesso, não é fácil.

Quando pensamos que estamos dominando o iceberg, descobrimos que ele é muito maior do que pensamos, e o Titanic familiar parece afundar. E aí, então, começamos tudo de novo. A vida do lar é assim mesmo, um começar e recomeçar todos os dias. Contando com nossas mudanças hormonais, de humor e de condições físicas.

A única coisa certa é o amor que deve reinar entre todos e o desejo do bem comum. O resto vamos corrigindo o rumo a cada dia que se passa. Com isso não teremos a rotina como a vilã traiçoeira que destrói muitos lares, porque estaremos sempre fazendo um esforço novo para tornar o outro dia um recomeço melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário