logo

segunda-feira, 4 de março de 2013

Os gastos e as estações do ano

Hoje estive pensando nos gastos que variam de acordo com as estações do ano.  Aqui no Brasil isso é bem visível, visto que as estações de verão e o “resto” são bem marcantes. Digo assim  porque na maior parte do país, ou temos um calor de rachar, ou umas chuvas sem proporções que tornam os dias mais amenos. É claro que quem mora no sul do país tem  a visita do inverno com suas geadas e um frio um pouco mais forte.

O carioca, quando chove um pouco e sopra um ventinho mais fresco, já tira os agasalhos do armário, fingindo que está frio de verdade. O pior é quando as mulheres usam botas com regatas, numa combinação esquisita que não tem nada a ver!

Bem, voltando aos gastos, podemos verificar um aumento exponencial na conta da luz, no consumo de água e dos aparelhos de ar-condicionado e nos ventiladores. É a época em que as pessoas compram mais geladeiras, freezer  e climatizadores. Precisamos colocar limite aos filhos, controlando o tempo que os aparelhos ficam ligados, e deixar que sintam um pouco de calor, para aprendam a passar alguns desconfortos, e assim, no futuro, saibam fazer melhor uso dos seus próprios salários e dos aparelhos domésticos que poderão comprar.

Quando pensamos que vamos economizar com o horário de verão, ganhando mais horas de sol, sem precisar ligar tantas lâmpadas, acabamos consumindo o dobro em refrigeração. Mas o verão também é uma boa época para se economizar nas fraldas descartáveis dos bebês. Podemos aproveitá-lo para desfraldar as criancinhas, deixando-os com o bumbum mais fresquinho, e livres daquele monte de algodão e plásticos. É a ocasião de consumirmos mais sucos e sorvetes.

Seria bom escrevermos uma lista das coisas que podemos economizar no verão em cada casa. E tomar o cuidado de verificar se a estamos seguindo. Há vários exemplos: aquele descuido com as lâmpadas que deixamos acesas, pelo vício de entrar num ambiente e logo ir acendendo tudo, o ar que ficou ligado, porque voltamos logo, a geladeira aberta na nossa frente, esperando que nos decidamos o que vamos beber.

E fazer outra lista para as economias do inverno. Nesta época gastamos mais com a eletricidade, com os longos banhos da garotada no chuveiro elétrico, ou mais gás, com os aquecedores. Os gastos com a alimentação também podem sofrer um grande acréscimo, porque o tempo propicia a alimentos mais elaborados, como um chocolate quente, um fondue, sopas variadas, massas gratinadas, feijoada, churrascos, e colocamos a imaginação para funcionar, usando muito mais variedades de alimentos.

Deixo a dica para fazermos listas para economizar de acordo com as estações. Notarão que numa casa sempre há desperdícios, por conta da garotada que é mais descuidada com a economia doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário