logo

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Direitos de uma mãe de família

Uma mãe, que passa a vida inteira dedicada à família : marido e filhos, deveria ter pelo menos direito a uma aposentadoria compatível com tudo que investiu de si mesma.

Imaginem o quanto o marido faz de economia tendo a mulher com gestora de seu lar, cuidando de todos os afazeres domésticos e satisfazendo-o também na vida conjugal , uma mulher para toda a vida, com dedicação e carinho.  Essa mulher merece pelo menos uma atenção diferenciada. Um retorno de 100% de carinho e dedicação.

Vemos, com cada vez mais frequência, mulheres que usam a maternidade para obter lucros imediatos e seguros, com homens de alto poder aquisitivo; e no final elas conseguem seu intento com juros e correções monetárias . As famosas espertas , as oportunistas, conseguem tirar tudo o que querem desses homens ricos e bobos, que se deixam levar pelo "canto das sereias".  Essas conseguem driblar as leis e levar a melhor.

A verdade é que nós, as mulheres de verdade, as esposas dedicadas, não deveríamos nunca precisar nos preocupar com assegurar esse lucro monetário, por termos a estabilidade  de uma família constituída com os laços do matrimonio. Essa certeza de que tudo o que fazemos é para o bem maior da família.

Mas quando isso não acontece? Como ficam as mulheres que se dedicaram a vida inteira, ou uma boa parte dela, exclusivamente ao marido e filhos, e, de repente, são descartadas como cartas de baralho? É justo que fiquem desprotegidas por nossas leis, e deixadas sem seus direitos adquiridos e sem nenhum apoio financeiro, para continuar sua jornada com dignidade ?

É preciso abrir os olhos dos nossos juristas e nossos representantes governamentais, para que essas leis sejam mais justas e respeitem o valor dessas mulheres que se deram por amor sem pedir nada em troca. E fala-se tanto nas mulheres no poder, PRESIDENTES - a língua portuguesa deve ser respeitada, sem servir a sentimentalismos -, ministras, senadoras, deputadas, mas continuamos desrespeitadas.

2 comentários:

MªTeresa disse...

Muito bem escrito, Liana. Há uma tendência mundial de incentivo para a mulher estar mais presente no lar, parcial ou totalmente, mas esquecem de prover seu futuro, pois ninguém vive somente de amor, só por amor. Não é só no Brasil que se nega esse direito, mas no mundo. Vamos continuar alertando e chamando atenção para esse fato tão grave e injusto, que tal?

Liana Clara disse...

Acho uma ótima ideia. As mães fazem muita falta dentro de seus lares.
Nos próximos dias teremos um texto ótimo , uma cópia de uma entrevista com uma alta funcionária da Casa Branca, ou melhor, ex funcionária por opção. Aguardem.

Postar um comentário