logo

domingo, 20 de janeiro de 2013

Deus e os filhos (1ª parte)

Esta compilação de trechos retirados do livro DEUS E OS FILHOS, de J. Urteaga visa homenagear o aniversário natalício de S. Josémaria Escrivá, comemorado no dia  9 de janeiro.

A primeira coisa que Deus feito homem viu nesta terra em que vivemos foram os olhos de uma Mãe.

Alegrai-vos, vós que tendes filhos! alegrai-vos!

Vós, quem quer que sejais, correspondestes à vocação, ao chamado do Senhor. Colaborastes com Deus nos nascimento dos filhos. E Ele - que começou obra tão bela - há de terminá-la.

Vós, pais e amigos, se ajudardes muitos filhos a conquistar o céu, brilhareis eternamente como as estrelas.

Os filhos - dom de Yavé - são como setas nas mãos do guerreiro. "Bem-aventurados os que têm muitos filhos! Não serão confundidos." (Sl 126,4-5) (...)

A empresa de que te quero falar apresenta-se cheia de grandiosidade. Temos de começar por baixo. Por Cristo e pelo lar.
O que me preocupa é o lar, muito mais que o ambiente maligno e virulento da rua. O que me tira a tranquilidade é a vida que os teus filhos aprenderão a viver em tua casa, à vista do teu exemplo, ao contágio da tua vida; não é tanto o que possam aprender da infidelidade e da deslealdade dos outros. O que me inquieta é saber se lhes podes dar o "muito" que é necessário para se viver cristãmente nos nossos dias.(...)

Reparas o que podemos fazer amanhã, num amanhã cuja aurora já desponta, se agora formamos os teus filhos, os nossos homens ( e mulheres), tal como Deus e a Igreja os querem? Leais, decididos, resolutos, empreendedores, responsáveis, laboriosos, amigos da liberdade, sem medo, sem falsas vergonhas, sem escrúpulos (exagerados), sem temor; com esperança, com amor, com um grande amor, com uma caridade forte, que os leve a dar de comer a quem tem fome como a despertar os adormecidos, que são muitos e se arriscam a perder o céu,

Os filhos! Os teus filhos! São a esperança de Deus! (...)

Por que ficas pensativo? Parece-te pequena a empresa, ou impossível de realizar por ser grande demais? Não sabes que contamos com Deus? E "quem é semelhante ao nosso Deus..., que faz com que a estéril, sem família,s e sinta mãe gozosa de filhos?(Sl 112,5-9.

Não sejas pessimista. Anda! Vamos adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário