logo

domingo, 15 de julho de 2012

Manjar de coco da vovó

Que saudades dos quitutes da minha avó materna tão querida de todos nós!... Ela fazia umas coisas de que sinto o gostinho até hoje...hummm.....Muito boas! Seu manjar de coco era uma delícia, todos chamavam de manjar dos deuses, uma receita muito simples, porém saborosa e bonita de ser ver. Acho que o único ingrediente de que não conseguirei dizer a quantidade é a do AMOR que ela punha em tudo o que fazia.

Receita:

1 litro de leite
5 colheres de sopa  bem cheias de Maisena
1 vidro de leite de coco – 200ml
1 x de açúcar ( hoje faço também com adoçante Forno Fogão – e fica ótimo)
½ x de coco ralado

Modo de fazer:

Misture bem o leite com a maisena até ficar uma mistura bem homogênea. Acrescente o açúcar e leve ao fogo brando, mexendo até ferver bem e engrossar como um mingau. Nesse momento, acrescente o coco ralado e, sempre mexendo, o leite de coco. No caso de fazer com adoçante no lugar do açúcar, deixe para colocá-lo no final, quando puser os últimos  ingredientes.

Despeje o mingau numa forma de pudim bem gelada - isso ajudará a soltar depois de frio. Leve a geladeira.

Na hora de servir,  desenforme sobre um prato de bolo e sirva com ameixa em calda ou doce de banana em rodelinhas.
.

5 comentários:

Patricia C. disse...

Obrigada no Céu, Vovó da autora!
Com essa receita ESSENCIAL para a felicidade geral da FAMÍLIA, resgato tb. a lembrança da minha Vó no Céu!

A foto está DESLUMBRANTE!A calda da ameixa aparece mais avermelhada do que me lembro na da minha Vó...(ou foi DOCE DE BANANA?)é só efeito da luz ou tem tb. algum outro elemento na calda pra dar esse tom? Uma belezura total! Obrigada à sábia AUTORA DO POST DE HOJE,(Liana, imagino...) pela dica do ADOÇANTE! VOU TENTAR, mas se não resistir, vou pelo menos EXPERIMENTAR tb. usando O VILÃO!
Bjsssssssssssssssssssss!Pat

Liana Clara disse...

Oi Patricia, esta foto é do manjar com doce de banana em rodelinhas. Especialidade da minha sogra, que sabia tão bem fazer.
Minha nora já fez este manjar várias vezes com adoçante e ficou muito bom.
Espero que se delicie também com o manjar dos céus!

Patricia disse...

Liana, acabei de acabar com a forma quase toda do manjar que fiz ontem à noite! Lembra da Vivi, a jovem acompanhante da minha mãe, que contei me passou aquela outra receita dos BIS com sorvete e calda de Brigadeiro? Pois ela fez questão de ajudar no preparo do manjar, como é ávida por aprender TUDO DE BOM que escuta falar.

Foi mesmo fácil e rapidíssimo o preparo a duas mãos. Fizemos com o TAL E QUAL(para forno e fogão) e ficou MUITO BOM! Minha irmã passando por aqui na hora do almoço hoje, MESMO DE REGIME, se animou e se deliciou ao comer também, com a minha garantia de que era bem DIET! Incrível como não dá nem pra perceber que não leva açúcar. BOM DEMAIS!Levezinho levezinho...quase MOUSSE, rsss

Liana Clara disse...

Que bom que você já fez e pode nos dar notícias. Realmente com adoçante próprio para ir ao fogo, fica tão bom quanto o com açúcar. bjs

Unknown disse...

Amo doce e esse manjar é dos deuses mesmo, acabei com a forma toda

Postar um comentário